Discurso durante a 29ª Sessão Especial, no Senado Federal

Homenagem ao Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Nelson Jobim.

Autor
Ney Suassuna (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Ney Robinson Suassuna
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Nelson Jobim.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2006 - Página 9914
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, NELSON JOBIM, PRESIDENTE, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. NEY SUASSUNA (PMDB - PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente.

Sr. Presidente do Senado Federal, Senador Renan Calheiros; Sr. Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Aldo Rebelo; Sr. Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Nelson Jobim; Srª Vice-Presidente e Presidente eleita do Supremo Tribunal Federal, Ministra Ellen Gracie; Sr. Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Roberto Busato; Sr. Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Ministro Vantuil Abdala; Sr. Ministro Walton Alencar Rodrigues, Vice-Presidente do Tribunal de Contas da União, representando o Presidente nesta solenidade; Srªs e Srs. Senadores; minhas senhoras e meus senhores, todos que me antecederam falaram muito bem sobre o brilhantismo e a inteligência do Ministro Jobim - o que é muito fácil. A vida do Ministro foi permanentemente destacada do comum. O Ministro Nelson Jobim sempre honrou as categorias por onde passou, seja como advogado, seja como Parlamentar pelo Rio Grande do Sul, seja nos tempos gloriosos e inovadores da Assembléia Constituinte, quando a sociedade, liberta do julgo da ditadura, aspirava e transpirava a construção da democracia, seja como Revisor que foi desta Constituição.

E há algo bastante interessante: o Ministro sempre teve criatividade, persistência e muita coragem. Sempre enfrentou os problemas, nunca deixando que o dragão dos problemas o visse de costas; pelo contrário, sempre enfrentou frontalmente as dificuldades. Quem não se lembra daquela figura quando a Constituição estava sendo feita? Muitos brilharam, mas, dentre eles, o Ministro Jobim se destacava pelo seu porte, pelo seu discurso, pelas suas ações, pela sua coragem, sempre buscando a melhor forma e maior conciliação.

Como Parlamentar gaúcho, o Ministro foi sempre brilhante, e para nós do PMDB, uma alegria, pois sempre pertenceu aos quadros do nosso PMDB. Foi um quadro qualificado que o PMDB cedeu ao Judiciário.

Depois de ter sido Ministro da Justiça, chega o Ministro Nelson Jobim ao principal posto da Justiça no País. Assume esse posto num momento de intensa ebulição social e de crescente demanda pela distribuição da Justiça no País. Ele instou-nos, nós, do Congresso, a modificações necessárias para a Reforma do Judiciário. S. Exª, com grande capacidade didática, constantemente se reunia conosco, sempre mostrando o porquê das coisas, nos encantava a todos nós. Ai de nós se não tivéssemos o Ministro Jobim nos auxiliando, nos orientando. Por isso, nesta Casa e no Congresso Nacional, todos nós o estimamos.

Quem administra a Justiça é por vezes incompreendido porque sempre tem de tomar decisões, e, ao fazê-lo, agrada um lado e desagrada o outro. No caso do Ministro Jobim, podem até reclamar, mas por pouco tempo, pois, em seguida, terminam se curvando à medida que ele determinou, chegando à conclusão que era necessária.

Então, o PMDB tem muito orgulho de S. Exª. Eu sempre brinquei, dizendo que ele era um Ministro peemedebista. É um Ministro que sempre teve a capacidade de inovar. Em relação aos precatórios, por exemplo, nos deixou convencido de que precisávamos tomar medidas corajosas.

Eu queria comentar a honra adicional que o destino e a boa estrela reservaram ao Ministro Nelson Jobim, como no caso de sua substituição pela Ministra Ellen Gracie, primeira mulher a comandar o Supremo Tribunal Federal no Brasil. A estrela do Ministro é tão boa que até esse fato lhe acontece.

Enfim, o Ministro sai desta missão aplaudido por todo o Brasil. Tenho certeza de que sua missão não se exaure aí, pois o PMDB o espera de braços abertos. Os quadros do nosso Partido vão recebê-lo para novas conquistas e novas vitórias.

Parabéns, Ministro. Parabéns a todo o Judiciário.

Muito obrigado. (Palmas.)


Modelo1 5/23/244:30



Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2006 - Página 9914