Discurso durante a 33ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Leitura das declarações do Presidente Lula, hoje, na posse dos novos Ministros. (como Líder0

Autor
José Jorge (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
Nome completo: José Jorge de Vasconcelos Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO.:
  • Leitura das declarações do Presidente Lula, hoje, na posse dos novos Ministros. (como Líder0
Aparteantes
Antonio Carlos Magalhães, Arthur Virgílio.
Publicação
Publicação no DSF de 04/04/2006 - Página 10830
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO.
Indexação
  • COMENTARIO, CRITICA, DECLARAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, TROCA, MINISTRO DE ESTADO, SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLITICA E ASSUNTOS INSTITUCIONAIS, CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO (CGU), MINISTERIO DA DEFESA.
  • DEFESA, CONVOCAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), PLENARIO, SENADO, ESCLARECIMENTOS, VIOLAÇÃO, SIGILO BANCARIO, EMPREGADO DOMESTICO.
  • ANUNCIO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO, CONVOCAÇÃO, ASSESSOR, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. JOSÉ JORGE (PFL - PE. Pela Liderança do PFL. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na realidade, minha idéia era falar aqui sobre a questão da quebra do sigilo do caseiro porque é o assunto da semana. Há três semanas, tratamos desse assunto, que é da maior gravidade.

Acabei de ler agora, Srs. Senadores, as declarações que o Presidente Lula acaba de fazer na posse dos novos Ministros. O Presidente Lula hoje deu posse a nove Ministros, aparentemente sem maior repercussão. Normalmente, quando ia haver mudanças nos Ministérios, Srªs e Srs. Senadores, especulava-se, por duas a três semanas, quem iriam ser os novos Ministros. O Presidente Lula criou tanto Ministério, colocou tanta gente incompetente, tanta gente despreparada, que, hoje em dia, muda o Ministro, e ninguém presta atenção. Hoje, foi preciso que o Presidente dissesse o que disse para merecer destaque na mídia amanhã.

Em relação à posse do Ministro Tarso Genro, ele disse textualmente: “Eu vou torcer para que ele” - no caso, o Tarso Genro - “faça mais do que Jaques Wagner fez”. Dirigindo-se a Wagner, continuou: “Você já fez a trilha que foi aberta no primeiro momento pelo José Dirceu e pelo Aldo Rebelo” - atual Presidente da Câmara e ex-Ministro da Coordenação Política. “O Tarso está pegando o caminho meio asfaltado”.

Portanto, Sr. Presidente, o Ministro José Dirceu, o primeiro Ministro da Casa Civil, tido como todo-poderoso, desde que assumiu, meteu-se em uma série de problemas e terminou sendo demitido. O segundo Ministro, o Ministro Aldo Rebelo, passou um curto espaço de tempo e também foi demitido por pressão dos demais Ministros porque, efetivamente, não estava conseguindo realizar a coordenação política. Veio o Ministro Jaques Wagner, que ficou por um período curto e saiu agora. Agora, o Presidente Lula diz que o caminho está meio asfaltado.

Lembrei-me, Senador Alberto Silva, da Operação Tapa-Buraco. Na realidade, o asfalto de que o Presidente Lula falou é exatamente a chamada Operação Tapa-Buraco.

Concedo um aparte ao Senador Arthur Virgílio.

O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - Com a permissão de V. Exª, Senador José Jorge, vou inserir, em seu discurso, aparte que eu tencionava acrescentar à fala do Senador José Agripino. A linha é a mesma, a de V. Exª, a minha, a de S. Exª, a da Oposição. É um absurdo que o Ministro Márcio Thomaz Bastos não tenha se oferecido para vir ao Senado. Nos noticiários on line está que considera não ter o que dizer. Outro absurdo! Não se ter apresentado é um absurdo; imaginar que só viria aqui o Ministro da Justiça implicado em alguma coisa é o terceiro absurdo. Vem aqui o Ministro da Justiça prestar esclarecimentos sobre um tema de uma gravidade reconhecida por todas as pessoas responsáveis do País: o caso da quebra do sigilo do caseiro. Depois, parece que depende só de S. Exª mesmo vir ou não. Depende da maioria. Se o Senado disser que deve vir, S. Exª virá. Vai fazer o quê? Terá que vir. Vai ter que atravessar a rua e vir depor. Mas creio que o Governo está invertendo tanto os valores da República Brasileira, que já parece a S. Exªs uma aberração cobrarmos a satisfação a que temos direito. O Presidente Lula, com essa série de nonsenses, com essa série de tolices que protagoniza todos os dias, vai criando um quadro de estupefação na sociedade brasileira. Agradeço a V. Exª.

O SR. JOSÉ JORGE (PFL - PE) - Também agradeço a V. Exª.

Eu também gostaria de ler o que o Presidente Lula disse sobre o Ministro Waldir Pires. Disse o seguinte: “A sociedade brasileira ainda não foi informada pela imprensa do trabalho feito na Controladoria-Geral.” Faço um apelo para que a imprensa brasileira destaque o trabalho que o Ministro Waldir Pires fez na Controladoria-Geral, porque...

O SR. PRESIDENTE (João Alberto Souza. PMDB - MA. Fazendo soar a campainha.) - Peço que conclua, Senador José Jorge.

O SR. JOSÉ JORGE (PFL - PE) - Vou concluir, Sr. Presidente.

Eu também não sei, Senador, qual foi o trabalho que ele fez. Então, creio que a culpa deve ser da imprensa. Na verdade, ninguém sabe, nenhum Senador sabe, a não ser que ele perseguia os prefeitos, por sorteio. Disso realmente sei. Fora isso, em todos os escândalos que ocorreram, ele não aprovou nem viu nada.

Para encerrar, quero também dizer que o Ministro Waldir Pires foi nomeado Ministro da Defesa. Imaginem! O Ministro Waldir Pires, aparentemente, não tem vocação para defender nada. Então, sendo Ministro da Defesa o Sr. Waldir Pires, haverá um alto risco, se houver uma invasão, de alguém tomar conta do nosso País.

O Sr. Antonio Carlos Magalhães (PFL - BA) - Permite V. Exª um aparte?

O SR. JOSÉ JORGE (PFL - PE) - Pois não, Senador Antonio Carlos Magalhães.

Desculpe-me, Sr. Presidente, mas o Senador Antonio Carlos Magalhães é hors-concours.

O Sr. Antonio Carlos Magalhães (PFL - BA) - Quero apenas dizer que V. Exª tem absoluta razão. Há muito não vejo um ato tão desastroso quanto esse. Tenho medo. Felizmente, a paz mundial vai ocorrer, porque, numa guerra, o Waldir Pires comandando as Forças Armadas...

O SR. JOSÉ JORGE (PFL - BA) - Vai ser alto risco.

O Sr. Antonio Carlos Magalhães (PFL - BA) - Seria uma vitória do inimigo de ponta a ponta. Vamos rezar para que não haja nunca um conflito, nem interno nem externo, com o Dr. Waldir no Ministério da Defesa, senão o pobre do Lula...

O SR. JOSÉ JORGE (PFL - BA) - Pobres dos brasileiros!

Sr. Presidente, para encerrar, eu gostaria de dizer que, em relação a essa questão do caseiro, mesmo que não fique provada a participação do Ministro Márcio Thomaz Bastos, ele deveria vir ao Congresso, porque a gravidade da situação é muito grande. Vindo aqui, ele poderia esclarecer não só a participação dele, dos seus auxiliares...

(Interrupção do som.)

O SR. JOSÉ JORGE (PFL - BA) - ...o que efetivamente aconteceu no Governo.

Estou encaminhando requerimento na CPI dos Bingos, da qual sou titular, convocando para que venham depor a fim de esclarecer essa questão do caseiro o Sr. Daniel Goldberg e o Sr. Cláudio Alencar, os dois assessores do Ministro Márcio Thomaz Bastos que participaram diretamente dessa questão. Então, já dei entrada a esse requerimento, que deverá ser votado na quarta-feira.

Muito obrigado.


Modelo1 5/16/242:43



Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/04/2006 - Página 10830