Discurso durante a 22ª Sessão Especial, no Senado Federal

Questiona o editorial "Hora de o Congresso dizer basta" do jornal O Estado de S.Paulo.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO. IMPRENSA.:
  • Questiona o editorial "Hora de o Congresso dizer basta" do jornal O Estado de S.Paulo.
Publicação
Publicação no DSF de 23/03/2006 - Página 9187
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO. IMPRENSA.
Indexação
  • QUESTIONAMENTO, EDITORIAL, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), SOLICITAÇÃO, LEGISLATIVO, DESOBEDIENCIA, DECISÃO, PRESIDENTE, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), SUSPENSÃO, DEPOIMENTO, EMPREGADO DOMESTICO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO, CONTRADIÇÃO, ATUAÇÃO, ORGÃO DE PUBLICAÇÃO, REIVINDICAÇÃO, CUMPRIMENTO, LEGISLAÇÃO, MOVIMENTO TRABALHISTA, SEM-TERRA.
  • ELOGIO, PRESIDENTE, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO, ATENDIMENTO, DECISÃO JUDICIAL, LEGITIMIDADE, SENADOR, REQUERIMENTO, GARANTIA, DEPOIMENTO, INVESTIGAÇÃO, QUEBRA DE SIGILO, DEFESA, ORADOR, IMPORTANCIA, RESPEITO, JUDICIARIO.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu gostaria de usar da palavra para uma situação de bastante responsabilidade do Congresso Nacional. Por isso, peço, inclusive, a presença do Senador Efraim Morais.

Senador Renan Calheiros, gostaria de apenas um minuto de atenção. Refiro-me à “Hora de o Congresso dizer basta”, editorial de hoje do jornal O Estado de S. Paulo, que faz um apelo para que o Legislativo não obedeça à decisão tomada pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Nelson Jobim, no que diz respeito ao depoimento do Sr. Francenildo dos Santos Costa.

Gostaria, Sr. Presidente, de expor uma certa preocupação. Não é usual para O Estado de S. Paulo recomendar ao Legislativo que descumpra decisão do Supremo Tribunal Federal e de seu Presidente. É o mesmo jornal que, por exemplo, com freqüência, solicita ao MST e a outros movimentos sociais que cumpram a lei. Quero dizer que graças às decisões do Ministro Nelson Jobim e do Supremo Tribunal Federal é que a Comissão Parlamentar de Inquérito foi constituída. Efetivamente, o próprio Congresso Nacional procurou atender à decisão do Supremo quando este disse ser necessário respeitar o direito da minoria. Um terço dos Senadores assinaram o requerimento de formação da CPI - e isso foi respeitado. Quero elogiar as posições do Sr. Presidente da CPI d

os Bingos, Senador Efraim Morais, sempre respeitando a decisão do Supremo. Podem, perfeitamente, como já foi tomada a iniciativa por parte dos Senadores Arthur Virgílio e outros, procurar garantir o depoimento do Sr. Francenildo por meios que o próprio Legislativo possui, uma vez que foi apresentado um requerimento que amplia a definição do fato determinado...


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/03/2006 - Página 9187