Discurso durante a 36ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Transcrição nos Anais do Senado Federal da matéria intitulada "Gastos sociais caíram 2,7% no governo Lula", de autoria de Ricardo Galhardo, publicada no jornal O Globo, edição de 22 de março último.

Autor
Luiz Pontes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Luiz Alberto Vidal Pontes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Transcrição nos Anais do Senado Federal da matéria intitulada "Gastos sociais caíram 2,7% no governo Lula", de autoria de Ricardo Galhardo, publicada no jornal O Globo, edição de 22 de março último.
Publicação
Publicação no DSF de 07/04/2006 - Página 11320
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ANALISE, REDUÇÃO, GASTOS PUBLICOS, POLITICA SOCIAL, GOVERNO FEDERAL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. LUIZ PONTES (PSDB - CE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, escolho este momento para apresentar a matéria intitulada “Gastos sociais caíram 2,7% no governo Lula”, de autoria de Ricardo Galhardo, publicada no jornal O Globo, de 22 de março do corrente ano e repassar alguns pontos que julgo de destaque. Segundo estudo realizado pelo economista Márcio Pochmann, professor da Unicamp, o aperto fiscal promovido por Lula em 2003 teve forte impacto no resultado do levantamento. Em 2003, o governo teve um gasto social de R$1.414,00 por pessoa. Mas, mesmo excluindo 2003, houve queda de 0,19% na comparação geral com o governo de FHC. De acordo com o professor da Unicamp, “o momento atual é o pior desde 1840, o fim do período de sete décadas entre o ciclo do ouro e o início da produção de café”.

Sr. Presidente, para concluir, venho requerer que a referida material seja considerada, na íntegra, como parte deste pronunciamento e, assim, passe a integrar os Anais do Senado Federal.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR LUIZ PONTES EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matéria referida:

“Gastos sociais caíram 2,7% no governo Lula.”


Modelo1 4/28/2412:33



Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/04/2006 - Página 11320