Discurso durante a 36ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

O direito ao feriado de Páscoa dos funcionários do Banco Santander Banespa.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MOVIMENTO TRABALHISTA.:
  • O direito ao feriado de Páscoa dos funcionários do Banco Santander Banespa.
Publicação
Publicação no DSF de 07/04/2006 - Página 11324
Assunto
Outros > MOVIMENTO TRABALHISTA.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, PROTESTO, SINDICATO, BANCARIO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), CONVOCAÇÃO, FUNCIONARIOS, BANCO PARTICULAR, TRABALHO, FERIADO NACIONAL, ACUSAÇÃO, DESRESPEITO, DIREITOS, TRABALHADOR.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, recebemos em nosso gabinete um comunicado do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) nos informando que o Santander Banespa, do grupo espanhol Santander, está convocando os funcionários para trabalhar na sexta-feira Santa, sábado de aleluia e domingo da Páscoa, respectivamente dias 14, 15 e 16 de abril, para a integração tecnológica dos sistemas dos bancos Santander e Banespa.

De acordo com o comunicado que recebemos, a medida foi tomada sem que as entidades sindicais e de representação dos trabalhadores do setor fossem consultadas. Mais, sem que a Delegacia Regional do Trabalho desse autorização.

Os direitos de nossos trabalhadores devem ser respeitados.

A correspondência que nos foi enviada diz ainda que, nos dias 19 de fevereiro e 26 de março deste ano, foram realizadas simulações para a operação que está prevista para a Páscoa e que, apesar de terem ido trabalhar, os funcionários não receberam nada por isso.

Como dissemos: precisamos respeitar as conquistas da classe trabalhadora.

Vimos aqui para prestar nossa solidariedade a esses trabalhadores. Ao mesmo tempo, fazemos um apelo ao Santander Banespa para que sejam abertas negociações com as entidades sindicais e de representação dos bancários.

Os interesses financeiros de uma organização, seja ela qual for, não deve passar por cima dos direitos dos brasileiros. Acreditamos que, em primeiro lugar, devem estar as pessoas.

            Não podemos nos esquecer que vivemos em um país de maioria católica e que a crença dessa parcela deve ser respeitada. Se temos um feriado na semana Santa, ele não existe à toa.

Apenas assim, valorizando o ser humano, estaremos avançando em nossas conquistas e construindo, dia após dia, um Brasil melhor para todos.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Modelo1 7/18/244:31



Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/04/2006 - Página 11324