Discurso durante a 35ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao jornal O Popular, de Goiás, que completa 68 anos de fundação.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao jornal O Popular, de Goiás, que completa 68 anos de fundação.
Publicação
Publicação no DSF de 06/04/2006 - Página 11101
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, O POPULAR, ESTADO DE GOIAS (GO), REGISTRO, HISTORIA, CONTRIBUIÇÃO, IMPRENSA, REGIÃO CENTRO OESTE.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o jornal O Popular, diário de maior circulação do meu Estado, Goiás, completa esta semana 68 anos de fundação. O que é hoje um dos mais importantes jornais regionais do País nasceu do sonho de três irmãos: Jaime Câmara, Joaquim Câmara e Vicente Rebouças Câmara. Em 3 de abril de 1938, apostando no progresso da nova Capital em construção, Goiânia, os irmãos lançaram o jornal O Popular.

Inicialmente, O Popular era um jornal bissemanário, com tiragem de três mil exemplares. Hoje, a tiragem diária é mais de vinte vezes maior. O Popular é lido e respeitado em Goiás, em Tocantins, no Distrito Federal e em vários outros Estados e faz parte de um grande conglomerado de comunicação, a Organização Jaime Câmara, presidida pelo competente jornalista Jaime Câmara Júnior.

Da Organização Jaime Câmara, além do jornal O Popular, faz parte mais de uma dezena de emissoras de televisão, retransmissoras da Rede Globo em Goiás e em Tocantins. Dela fazem parte também o Jornal do Tocantins, o maior e mais importante jornal naquele Estado, e diversas emissoras de rádio.

Antes de essa Organização se transformar nessa grande potência de comunicação, os irmãos Câmara cumpriram uma longa e heróica jornada. Oriundos do Rio Grande do Norte, chegaram a Goiás nos anos 20. Foram verdadeiros empreendedores que acreditaram na interiorização do desenvolvimento; foram e são vencedores.

O crescimento vertiginoso de O Popular e, depois, de toda a empresa que geraria outros veículos de comunicação se confunde com o crescimento de Goiânia e de Goiás. Os grandes avanços do Estado ao longo das últimas décadas foram acompanhados e retratados com clareza e precisão pelo Jornal.

Mas a participação de O Popular e da família Câmara no desenvolvimento de Goiás vai além: é marcada tanto pelo empreendedorismo empresarial, como pela participação política. O crescimento notável que o Estado alcançou nas últimas décadas, certamente, teve uma participação destacada dessa família que honra e dignifica os goianos.

A preocupação da Organização Jaime Câmara com os problemas e com o progresso de Goiás é notada a cada dia. Ao longo de todo o ano passado, por exemplo, o jornal O Popular desenvolveu o projeto Agenda Goiás, que discutiu os problemas e que apresentou soluções para demandas em cada região do Estado.

O projeto do Jornal acabou configurando um perfeito e completo raio X da situação econômica e social do Estado, que, certamente, irá contribuir para a elaboração e para a implementação de projetos de desenvolvimento.

A mesma brilhante idéia, agora, foi transposta para a Capital. O Agenda Goiânia está traçando uma radiografia completa dos problemas da Capital. É um trabalho de fôlego, que irá embasar projetos para o desenvolvimento sustentado da Cidade de Goiânia.

Nesta semana importantíssima, quero cumprimentar toda a Organização Jaime Câmara, especialmente seus comandantes Jaime Câmara Júnior, Tadeu Câmara e Tasso Câmara. Cumprimento também todos os diretores, jornalistas e demais funcionários daquela importantíssima empresa de comunicação.

O Estado de Goiás e o Centro-Oeste se orgulham do trabalho competente realizado pelo jornal O Popular. E todos nós, goianos, renovamos nossos votos de que o Jornal continue contribuindo com a democracia e com o progresso de Goiás e do Brasil, fazendo um jornalismo sério, independente, honesto e comprometido com a sociedade goiana.

Parabéns ao jornal O Popular!

Muito obrigado.


Modelo1 4/30/2412:57



Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/04/2006 - Página 11101