Discurso durante a 35ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do artigo intitulado "Em se plantando dá", de autoria de Claudio de Moura e Castro, publicado na revista Veja, edição de 29 de março último. Registro do artigo intitulado "TV digital: europeus entregam oferta", publicado no jornal O Globo, edição de 25 de março último.

Autor
Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO. TELECOMUNICAÇÃO.:
  • Registro do artigo intitulado "Em se plantando dá", de autoria de Claudio de Moura e Castro, publicado na revista Veja, edição de 29 de março último. Registro do artigo intitulado "TV digital: europeus entregam oferta", publicado no jornal O Globo, edição de 25 de março último.
Publicação
Publicação no DSF de 06/04/2006 - Página 11168
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO. TELECOMUNICAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ASSUNTO, EXPERIENCIA, EDUCAÇÃO, ESTADO DO ACRE (AC), ESTADO DE SERGIPE (SE), MODELO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), DESCENTRALIZAÇÃO, RECURSOS, ESCOLA PUBLICA, REDUÇÃO, BUROCRACIA, MELHORIA, AVALIAÇÃO, PERIODO, ATUAÇÃO, ORADOR, EX GOVERNADOR.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), APRESENTAÇÃO, PROPOSTA, EMPRESA, UNIÃO EUROPEIA, SISTEMA, TELEVISÃO, TECNOLOGIA DIGITAL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho hoje a esta tribuna para registrar artigo de Cláudio de Moura e Castro, publicado na revista Veja, edição nº 1949, de 29/03/2006. O artigo, intitulado “Em se plantando tudo dá”, ressalta experiências positivas em educação, implantadas nos Estados do Acre e Sergipe, tendo como exemplo o modelo vigente em Minas Gerais desde a década de 90.

            No Acre, diz o articulista, o Governo reduziu a burocracia e focalizou as atenções na construção de novas escolas. Além disso, criou o Poranga, programa inovador para alunos repetentes. Como conseqüência, as matrículas cresceram e o Estado saiu das últimas posições no ranking do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Já em Sergipe, o Governador iniciou dois programas em parceria com o Instituto Airton Senna, experimentando novo método de alfabetização. Há também um sistema de avaliação para professores, e os melhores colocados são recompensados.

“Tais avanços confirmam os registrados em Minas Gerais, na década de 90, onde se originaram algumas das idéias adotadas pelo Acre e Sergipe. Por exemplo, dinheiro para as escolas, redução severa da burocracia central e um sistema pioneiro de avaliação”, diz o artigo. Por fim, Moura e Castro informa que, nas avaliações do Saeb, após oito anos, Minas saltou da nona para a primeira colocação. “Aí está a prova eloqüente de que é possível melhorar a nossa educação”, conclui.

            Registro também a minha satisfação, como ex-governador de Minas, entre 1995 e 1998, com os resultados obtidos pelo meu Estado na área da educação.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como segundo assunto gostaria de fazer o registro do artigo intitulado “TV digital: europeus entregam oferta”, publicado no jornal O Globo na sua edição de 25 de março do corrente.

            O artigo destaca que a Unia Européia (EU) e a Coalizão DVB (Philips, Siemens, Thomson, Rohde&Schwarz e Nokia e ST Microeletronics) entregaram ao governo brasileiro o que chamaram de ampla oferta para a implantação de uma indústria de semicondutores no País. Os investimentos necessários e o porte da fábrica, a parte concreta de uma oferta, foram mantidos sob sigilo. Apenas uma carta de intenções (com quatro passos a serem seguidos antes de ser batido o martelo sobre a viabilidade da unidade) foi divulgada. A oferta, porém, está condicionada a que o Brasil adote o padrão europeu de tevê digital.

Sr. Presidente, para que conste dos Anais do Senado da República, requeiro que os artigos acima citados passem a integrar este pronunciamento.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO AZEREDO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

- Em se plantando dá”; Veja.

- TV digital: europeus entregam oferta; O Globo.


Modelo1 4/28/245:55



Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/04/2006 - Página 11168