Discurso durante a 35ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Reconhecimento e admiração à Petrobrás pelo desenvolvimento do programa Centros e Redes de Excelência.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • Reconhecimento e admiração à Petrobrás pelo desenvolvimento do programa Centros e Redes de Excelência.
Publicação
Publicação no DSF de 06/04/2006 - Página 11183
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • ELOGIO, PROGRAMA, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), MELHORIA, QUALIDADE, PRODUTO, SERVIÇO, INTEGRAÇÃO, SETOR PUBLICO, SETOR PRIVADO, UNIVERSIDADE, DETALHAMENTO, RESULTADO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero destacar, hoje, um trabalho da mais alta relevância para o Brasil: um programa que vem sendo desenvolvido, há dez anos, pela nossa sempre eficiente Petrobras.

Refiro-me, Sr. Presidente, aos Centros e Redes de Excelência, por meio dos quais a empresa, que sempre exibiu padrões notáveis de competência, vem conseguindo melhorar ainda mais a qualidade de seus produtos e serviços.

A concepção do programa, Srªs e Srs. Senadores, tem a simplicidade das inovações bem-sucedidas: escolhe-se um tema ou tecnologia de grande importância para o setor do petróleo, e, a partir daí, formam-se redes permanentes e de vanguarda que conectam a Petrobras a outros órgãos de governo, empresas privadas, universidades e centros de pesquisa, do País e do exterior.

Isso permite o melhor aproveitamento dos recursos e das potencialidades de cada um dos setores envolvidos, num processo de rica sinergia.

A área governamental atua, por exemplo, na promoção do conceito de Centros e Redes de Excelência e na organização de programas de incentivo a projetos desse tipo; atua no estímulo à aplicação e desenvolvimento de novas tecnologias; atua na proposição de leis de incentivo à aplicação de recursos em tecnologia de ponta e no financiamento a projetos de boa ancoragem empresarial, social ou acadêmica; e atua, também, na negociação com organismos internacionais para a busca de recursos a serem aplicados em pesquisa e desenvolvimento.

Já os setores empresariais e acadêmicos, entre outras funções, desenvolvem tecnologias, equipamentos ou softwares; executam projetos de pesquisa e desenvolvimento por encomenda; comercializam produtos e serviços e prestam consultoria técnica, representando os Centros de Excelência no mercado nacional e no mundial; publicam livros e artigos técnicos, promovem cursos, palestras e seminários; participam de joint ventures para a execução de projetos de cooperação tecnológica; buscam recursos junto aos fundos de fomento para a realização de pesquisas; e montam instituições e laboratórios de alta tecnologia.

Os resultados, Srªs e Srs. Senadores, não poderiam ser melhores. O que se tem observado, nos Centros e Redes de Excelência já implantados, é uma gama significativa de vantagens: os recursos alocados à área de tecnologia cresceram de maneira significativa; os atores envolvidos passaram do status de clientes ou fornecedores para o de parceiros estratégicos; a utilização de recursos financeiros, humanos e físicos foi otimizada; a imagem das entidades participantes foi engrandecida, na medida em que se apresentam como integrantes de uma rede de excelência; por fim, mas não menos importante, houve sensível redução no tempo despendido na elaboração de projetos. 

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Petrobras lançou o seu primeiro Centro de Excelência em 1996. E um bom indicador do sucesso da iniciativa é o número de projetos que se viabilizaram desde então. De acordo com o documento Centros e Redes de Excelência - Integração, Inovação e Motivação para Promover o Desenvolvimento Empresarial e Nacional Sustentado, editado pela Petrobras em 2005, podemos comemorar a existência, somente com a liderança ou a participação da nossa empresa de petróleo, de oito empreendimentos já formalmente implantados e de outros quatro em fase de implantação.

Foram implantadas duas Redes de Excelência: Gás e Energia, e Tecnologia de Engenharia de Poços. Foram implantados, também, seis Centros de Excelência: Tecnologia do Gás, Engenharia Naval e Oceânica, Asfalto, Aplicativos de Automação, Qualidade da Terceirização, e Geoquímica.

De outra parte, estão em fase de implantação a Rede de Excelência em Petroquímica e os Centros de Excelência em Metal-Mecânica, Dutos e Ambiental da Petrobras na Amazônia.

Cada um desses projetos, Sr. Presidente, tem trazido benefícios inquestionáveis à Petrobras, ao País e, por extensão, ao conjunto de nossa sociedade. A todos os que trabalham nessa grande empresa, portanto, quero transmitir o meu reconhecimento, a minha admiração por seu profissionalismo e por sua competência.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado!


Modelo1 4/28/245:01



Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/04/2006 - Página 11183