Discurso durante a 34ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Justificativas à apresentação de projeto de lei, que autoriza o governo federal a criar campus avançado da Universidade Federal de Sergipe (UFS) nos municípios sergipanos de Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Propriá.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO SUPERIOR.:
  • Justificativas à apresentação de projeto de lei, que autoriza o governo federal a criar campus avançado da Universidade Federal de Sergipe (UFS) nos municípios sergipanos de Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Propriá.
Publicação
Publicação no DSF de 05/04/2006 - Página 10937
Assunto
Outros > ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • JUSTIFICAÇÃO, APRESENTAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIZAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, CRIAÇÃO, CAMPUS AVANÇADO, MUNICIPIO, ESTANCIA (SE), ITABAIANA (SE), LAGARTO (SE), NOSSA SENHORA DA GLORIA (SE), PROPRIA (SE), ESTADO DE SERGIPE (SE), OBJETIVO, GARANTIA, EDUCAÇÃO, ENSINO SUPERIOR, DESENVOLVIMENTO, PESQUISA, PROMOÇÃO, EXTENSÃO UNIVERSITARIA, MUNICIPIOS, INTERIOR, BRASIL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Senador Antonio Carlos Magalhães, se V. Exª desejar falar primeiro, concederei a minha vez, com muito prazer. (Pausa.)

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, sabemos que a extensão de uma universidade, ou seja, o fato de levar os benefícios de uma escola de nível superior para os Municípios do interior de qualquer Estado, significa, sem dúvida alguma, grande possibilidade de melhoria da qualidade de ensino, de criação de oportunidades insubstituíveis para aqueles estudantes que não podem arcar com as despesas de um deslocamento de sua cidade para onde funciona a escola de nível superior. Isso traduz uma oportunidade ímpar, para que possamos, pelo menos na área educacional, fazer a inclusão social, integrar à universidade o estudante de segundo grau que deseje prosseguir em sua carreira; com isso, podemos dar-lhe a possibilidade de cursar, em sua própria cidade, uma escola de nível superior.

Falo isso a propósito, Sr. Presidente, de um projeto autorizativo ao qual estou dando entrada nesta Casa, que será encaminhado às Comissões competentes e que significa, antes de tudo, uma sugestão que já está em discussão em meu Estado.

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), há poucos dias, interiorizou a educação superior. O Presidente Lula esteve em Itabaiana, onde foi inaugurado um novo campus universitário, ou seja, uma extensão da Universidade Federal de Sergipe, que irá funcionar a partir ainda deste ano, com a aprovação do Governo Federal.

A Universidade Federal pretende criar 60 novos cursos, sendo 35 de graduação, 18 de mestrado e sete de doutorado. Dez dos novos cursos de graduação serão implantados nos pólos regionais de Estância, de Itabaiana, de Lagarto, de Nossa Senhora da Glória e de Propriá, institucionalizando, dessa forma, a interiorização do ensino de graduação da Universidade Federal de Sergipe.

Sr. Presidente, considerando que já existe o campus de Itabaiana, com dez cursos de graduação ofertados (Bacharelados em Administração, em Ciências Contábeis e em Sistemas da Informação e Licenciaturas em Matemática, em Física, em Química, em Ciências Biológicas, em Normal Superior, em Letras-Português e em Geografia), resta, pois, a expansão para os Municípios de Estância, de Lagarto, de Nossa Senhora da Glória e de Propriá, conforme previsto no plano de expansão universitário da UFS, dando início, definitivamente, à interiorização da UFS, comprovando o compromisso social dessa instituição.

Sr. Presidente, eu gostaria de enfatizar que um campus universitário tem como objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisas e promover a extensão universitária, institucionalizando, dessa forma, a possibilidade de levar aos diversos rincões do interior do Brasil a educação superior.

Sr. Presidente, eu gostaria de, neste instante, dar entrada neste projeto autorizativo junto à Mesa, para que o Senado Federal se pronuncie, quem sabe, sobre a extensão universitária no Estado de Sergipe, também enfocando a possibilidade de que esse serviço da mais alta magnitude e objetividade venha a ser implantado em todo o território nacional, como já o foi em vários Estados do Brasil: Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe. Enfim, em quase todos os Municípios de quase todos os Estados do Brasil, a extensão universitária aconteceu. Logicamente, é um trabalho de muitos anos que, para ser concretizado, precisa do apoio das autoridades constituídas: do Congresso Nacional, com o seu Orçamento, e do Governo Federal, no Ministério da Educação.

Era essa a comunicação que eu gostaria de fazer a V. Exª, Sr. Presidente, e ao Plenário desta Casa.

Muito obrigado.


Modelo1 5/6/243:21



Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/04/2006 - Página 10937