Discurso durante a 34ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à cidade de São Joaquim/SC, que realizará, entre os dias 19 até 23 deste mês, a "Festa Nacional da Maçã".

Autor
Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à cidade de São Joaquim/SC, que realizará, entre os dias 19 até 23 deste mês, a "Festa Nacional da Maçã".
Publicação
Publicação no DSF de 05/04/2006 - Página 10955
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, MUNICIPIO, SÃO JOAQUIM (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), REALIZAÇÃO, FESTA NACIONAL, MAÇÃ, OPORTUNIDADE, RECONHECIMENTO, IMPORTANCIA, CULTIVO, FRUTA, ECONOMIA, BRASIL, ESPECIFICAÇÃO, REGIÃO SUL.
  • CONGRATULAÇÕES, PRODUTOR, MAÇÃ, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero usar estes três minutos para fazer uma homenagem à cidade de São Joaquim.

Um antigo adágio popular, de origem britânica, diz: “Coma uma maçã por dia e ficará longe dos médicos”. E não é que, ao longo das últimas décadas, exaustivos e fundamentados estudos científicos comprovaram as benesses advindas da ingestão regular de maçãs?

Tão antiga quanto a história da humanidade, presente até na representação do paraíso de Adão e Eva, podemos dizer que o pecado, agora, é não comê-la. Rica em nutrientes, vitaminas e dotada de propriedades reguladoras únicas, sem falar do seu sabor inigualável, a maçã acabou por tornar-se um verdadeiro símbolo de saúde à mesa.

Seu consumo diário - afirmam os especialistas - ajuda a reduzir o colesterol, melhora o fluxo digestivo, aumenta a resistência orgânica e protege o sistema cardiovascular.

Por tudo isso e pela grande importância econômica de seu cultivo para o Brasil, notadamente para a região do Sul do País, é com grande orgulho que Santa Catarina celebra a cultura da maçã como uma de suas principais atividades produtivas.

No mês passado, a cidade de Fraiburgo comemorou a sua “Festa da Maçã”, apresentando grandes atrações e excelentes oportunidades de negócio. Agora é a vez de São Joaquim, que, a partir do dia 19 até o dia 23, abrirá a temporada turística do frio com a sua tradicional “Festa Nacional da Maçã”, também com grande pompa e circunstância.

Trata-se, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, de eventos que mobilizam toda aquela região. E não poderia ser de outra forma: a maçã é a base da economia de Fraiburgo, cidade responsável por cerca de 40% da colheita nacional, e de São Joaquim, que conta com mais de 600 pequenos produtores da fruta cadastrados. Vale lembrar que Santa Catarina responde, hoje, por algo em torno de 60%, ou quase dois terços, da produção total de maçãs em nosso País.

Historicamente, o boom no cultivo da maçã em Santa Catarina deu-se em meados da década de 60, quando grupos europeus chegaram à região do Alto Vale do Rio Peixe e constataram que o local reunia condições climáticas e topográficas excelentes para a produção da fruta.

A partir de então, novas técnicas no manejo dos pomares foram desenvolvidas e implementadas, e os níveis de produtividade alcançaram padrões internacionais invejáveis.

A economia local desenvolveu-se, e os seus habitantes, profundamente gratos aos benefícios que a cultura da maçã já pôde lhes proporcionar, não se cansam de enaltecer o extraordinário valor da fruta.

Sr. Presidente, desta tribuna, parabenizo os produtores de maçã de Fraiburgo, de São Joaquim e de todo o Estado de Santa Catarina por mais uma bela safra de maçãs - mais de dois bilhões de frutos - que já embelezam e dão um aroma todo especial às feiras e aos mercados espalhados por todo o Brasil.

Quero também encorajar a todos, principalmente as crianças, para que comam pelo menos uma maçã por dia. Essa dose diária de saúde, com toda a certeza, trará uma vida longa e ativa para aqueles que a adotarem.

Cumprimento a rainha e as princesas, o Prefeito e toda a sua comitiva. Parabéns, São Joaquim.

E, antes de terminar, quero citar o que nos contou hoje, aqui, o Senador José Sarney. Numa época em que S. Exª esteve em São Joaquim, tamanho era o frio que o Senador não teve condições de concluir o pronunciamento que fazia, pois não conseguia segurar o papel nas mãos.

Então, aqui estão as belas princesas e rainha do Município de São Joaquim. Parabéns.

O Sr. Flávio Arns (Bloco/PT - PR) - V. Exª me permite um aparte, Senador Leonel Pavan?

O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Infelizmente, o Senador Leonel Pavan não pode conceder apartes.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC) - Infelizmente, não posso. Entretanto, aquilo que acabei de falar certamente é a mensagem de todas as Senadoras e de todos os Senadores aqui presentes.

Obrigado, Sr. Presidente.

 


Modelo1 7/1/244:19



Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/04/2006 - Página 10955