Discurso durante a 34ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do resultado alcançado pela Coordenação de Transportes do Senado, criada em janeiro de 2005, que conseguiu redução substancial nos custos de manutenção dos veículos de propriedade do Senado Federal.

Autor
César Borges (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: César Augusto Rabello Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Registro do resultado alcançado pela Coordenação de Transportes do Senado, criada em janeiro de 2005, que conseguiu redução substancial nos custos de manutenção dos veículos de propriedade do Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 05/04/2006 - Página 10963
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • REGISTRO, EFICACIA, RESULTADO, TRABALHO, DIRETORIA, COORDENAÇÃO, TRANSPORTE, CONTROLE, DESPESA, REDUÇÃO, CUSTO, VEICULOS, PROPRIEDADE, SENADO.
  • CONGRATULAÇÕES, DIRETOR GERAL, PRIMEIRO SECRETARIO, SENADO, COORDENAÇÃO, DIREÇÃO, TRABALHO, DIRETORIA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. CÉSAR BORGES (PFL - BA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, permitam-me fazer um rápido registro de um resultado extremamente favorável, obtido pelo próprio Senado Federal. Trata-se do resultado alcançado pela Coordenação de Transportes aqui da Casa, criada em janeiro de 2005, e que já consegue redução substancial nos custos de manutenção dos veículos de propriedade do Senado Federal.

Ao assumir, em abril de 2005, a nova Diretoria iniciou um rigoroso processo de controle de gastos, com a adoção de inúmeras medidas em vários setores daquele órgão.

O marco nesta direção, no entanto, ocorre em novembro de 2005. É neste mês que as principais mudanças são implementadas. É nele, por exemplo, que são assinados novos contratos de fornecimento de peças e serviços em que foram incluídas cláusulas mais vantajosas para a Administração Pública, entre elas a garantia para a qualidade de peças, maior percentual de descontos, pesos diferentes para descontos de peças e serviços, rapidez no atendimento, seleção de empresas idôneas e comprometidas com o bom atendimento.

Sr. Presidente, o resultado final é bastante significativo. Se compararmos os últimos cinco meses com os cincos meses imediatamente anteriores, notamos que houve redução de custos em 74%. Em números absolutos, o Senado economizou R$ 675 mil - algo significativo.

Portanto, Sr. Presidente, a Coordenação de Transportes do Senado Federal preocupa-se ainda com a racionalização de todos os demais gastos. Há, por exemplo, em fase de conclusão, o projeto de reutilização da água usada na lavagem de veículos. E por aí vai. São vários os projetos que procuram racionalizar os custos.

Este é um exemplo do Senado Federal em diversas áreas. Faço este registro para enaltecer o esforço da própria Casa - o que muitas vezes deixamos de fazer -, que deveria ser de toda a Nação, na redução de gastos, principalmente gasto de custeio.

O Senado dá esse exemplo, e aproveito para parabenizar o Diretor-Geral da Casa, Dr. Agaciel Maia, que coordena esses trabalhos e também o nosso 1º Secretário, Senador Efraim Morais, que os comanda. Que esse exemplo sirva para todos aqueles que tentam utilizar melhor os recursos públicos, sagrados no País.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 5/29/2412:12



Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/04/2006 - Página 10963