Pronunciamento de Antero Paes de Barros em 10/04/2006
Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro da matéria intitulada "Nova Direção", da colunista do Panorama Econômico, Miriam Leitão, publicada no jornal O Globo, edição de 28 de março último; e da matéria "Mantega diz que crescimento pode chegar a 4,5% em 2006", de autoria de Claudia Safatle, publicada no jornal O Valor, edição de 28 de marco último.
- Autor
- Antero Paes de Barros (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MT)
- Nome completo: Antero Paes de Barros Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.:
- Registro da matéria intitulada "Nova Direção", da colunista do Panorama Econômico, Miriam Leitão, publicada no jornal O Globo, edição de 28 de março último; e da matéria "Mantega diz que crescimento pode chegar a 4,5% em 2006", de autoria de Claudia Safatle, publicada no jornal O Valor, edição de 28 de marco último.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/04/2006 - Página 11516
- Assunto
- Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), COMENTARIO, TROCA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), AVALIAÇÃO, EFEITO, CAMPANHA ELEITORAL, REELEIÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, VALOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), COMENTARIO, DECLARAÇÃO, GUIDO MANTEGA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), CONTINUAÇÃO, POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
- COMENTARIO, DADOS, COMISSÃO ECONOMICA PARA A AMERICA LATINA (CEPAL), INFERIORIDADE, CRESCIMENTO ECONOMICO, BRASIL, PERDA, OPORTUNIDADE, AMBITO, RECUPERAÇÃO, ECONOMIA INTERNACIONAL.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. ANTERO PAES DE BARROS (PSDB - MT. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, trago à reflexão de V. Exªs duas matérias que versam sobre o novo comando da política econômica.
Como colunista do Panorama Econômico, Miriam Leitão tece algumas considerações sobre a saída do ex-Ministro Palocci e Guido Mantega em seu novo posto. Segundo o artigo intitulado “Nova Direção”, publicado no jornal O Globo de 28 de março do corrente, “vai haver uma piora no primeiro momento, uma recuperação em seguida, para, depois, consolidar-se um cenário mais pessimista de médio prazo. Aumenta muito agora a incerteza em relação a um segundo governo Lula.” O novo ministro terá de enfrentar vários desafios como fiel auxiliar de Lula: a reunião do Conselho Monetário Nacional que decidirá sobre a nova TJLP; o pacote de ajuda pedido pelos produtores rurais e saber negar as pressões diárias sobre o caixa do governo por benefícios sempre ilimitados.
Segundo o artigo “Mantega diz que crescimento pode chegar a 4,5% em 2006”, de autoria de Claudia Safatle, publicado no jornal Valor em 28 de março do corrente, o novo ministro assegurou em entrevista à imprensa que “a política econômica não mudará. Ela não é do ministro Palocci, da Ministra Dilma Rouseff nem do ministro Paulo Bernardo. O Presidente Lula é o fiador dessa política e ela não deve mudar porque é a mais bem sucedida política econômica dos últimos quinze anos e que está nos levando a um novo ciclo de desenvolvimento.”
Sr. Presidente, aproveito a oportunidade para lembrar que o Brasil ficou em penúltimo lugar na lista dos países latino-americanos em termos de crescimento econômico, à frente apenas do Haiti, segundo dados preliminares da Cepal - Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, das Nações Unidas. Perdemos excelentes oportunidades de crescer em período de recuperação da economia mundial. Portanto, é hora de mudar.
Venho requerer que as matérias citadas sejam consideradas parte deste pronunciamento e passem a constar dos Anais do Senado Federal.
************************************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR JOÃO BATISTA MOTTA EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
************************************************************************************************
Matéria referida:
“Mantega diz que crescimento pode chegar a 4,5% em 2006.”
Modelo1 1/8/252:34