Discurso durante a 40ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do jurista Miguel Reale.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Pesar pelo falecimento do jurista Miguel Reale.
Publicação
Publicação no DSF de 18/04/2006 - Página 12050
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MIGUEL REALE, JURISTA, INTELECTUAL, PROFESSOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, foi votada uma moção de pesar pelo falecimento do grande jurista Miguel Reale. Ele me honrava com a sua amizade de muito e muito tempo. Conheci-o através do Dr. Leitão de Abreu, e foi um dos vultos mais interessantes e o maior dos últimos tempos na Filosofia do Direito.

Esse homem merece realmente a unanimidade desta Casa e do Brasil, porque ele ajudou muito na redação do Código Civil, ajudou muito o Professor Josaphat Marinho, que era o Relator que designei. E, mais do que isso, o Ministro Moreira Alves ajudou também. Ele redigiu alguns artigos, dizendo que, graças à minha pertinácia, o Brasil tinha o Código Civil, que encontrei aqui parado - sem votar - há mais de quinze anos. Nós estávamos vivendo o Código Civil de 1915. Fizemos esse Código graças também a Miguel Reale.

Como ele exaltou algumas vezes a minha figura nesse trabalho, eu me sentiria muito mal se, nesta hora, não trouxesse o meu pesar, o pesar de todo o Brasil, de todos os juristas, de todos os Parlamentares, porque temos o Código Civil graças a Miguel Reale.

Miguel Reale foi reitor, membro da Academia Brasileira de Letras e não aceitou o convite para ser Ministro do Supremo Tribunal Federal. Talvez tenha sido uma pena, porque jurista maior que ele o Brasil não tem há muito tempo.

Fica o seu filho Miguel Reale Júnior para honrar a tradição, a quem me dirijo, neste instante, e à sua família, levando meu profundo pesar pelo falecimento desse grande e notável jurista brasileiro.

Muito obrigado a V. Exª.


Modelo1 9/27/242:46



Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/04/2006 - Página 12050