Discurso durante a 40ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentários à matéria intitulada "Dia D para Mattoso", de autoria de Lúcio Vaz e publicada no Correio Braziliense, no dia 27 de março do corrente e a matéria publicada no jornal Valor, do dia 28 de março do corrente, intitulada "Mattoso deixa governo e é indiciado pela PF".

Autor
Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Comentários à matéria intitulada "Dia D para Mattoso", de autoria de Lúcio Vaz e publicada no Correio Braziliense, no dia 27 de março do corrente e a matéria publicada no jornal Valor, do dia 28 de março do corrente, intitulada "Mattoso deixa governo e é indiciado pela PF".
Publicação
Publicação no DSF de 18/04/2006 - Página 12060
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), VALOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DEMONSTRAÇÃO, IRREGULARIDADE, CONDUTA, AUTORIDADE, GOVERNO, ESPECIFICAÇÃO, ORDEM, VIOLAÇÃO, SIGILO, EMPREGADO DOMESTICO, PROVOCAÇÃO, SAIDA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), PRESIDENTE, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores: Trago à consideração de V. Exªs duas matérias referentes à saída do presidente da Caixa Econômica Federal, Sr. Jorge Mattoso, para que constem dos Anais do Senado e sejam consideradas como parte integrante deste pronunciamento.

A primeira matéria, intitulada “Dia ‘D’ para Mattoso”, de autoria de Lúcio Vaz e publicada no Correio Braziliense, no dia 27 de março do corrente, relata que o delegado Rodrigo Carneiro Gomes pretendia esclarecer de quem partiu a ordem para que dois funcionários da CEF, já identificados por uma comissão de investigação interna, retirassem o extrato da conta do caseiro Francenildo dos Santos Costa. A polícia tinha informações de que a ordem para a retirada do extrato passou por pelo menos duas instâncias de decisão até chegar aos dois funcionários, provando que não agiram por conta própria.

Na segunda matéria, publicada no jornal Valor, do dia 28 de março do corrente e intitulada “Mattoso deixa governo e é indiciado pela PF”, o Sr. Jorge Mattoso confirma à Polícia Federal que repassou o extrato bancário do caseiro ao então Ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Segundo o artigo de autoria de Juliano Basile e Alex Ribeiro, “esta revelação foi decisiva para a saída de Palocci do cargo.” /.../ “Palocci pediu afastamento do cargo quinze minutos depois de Mattoso deixar a sede da PF, às 17h30” e o ex-presidente da Caixa Econômica foi indicado por violação de sigilo funcional e, se condenado, poderá pegar de seis meses a dois anos de prisão.

            Finalizo meu pronunciamento dizendo que o povo brasileiro não merece essa lamentável trajetória de escândalos e descalabros por parte dos altos escalões do Governo Federal, culminando agora com a queda do Ministro da Fazenda e do Presidente da Caixa Econômica Federal.

            Era o que tinha a dizer.

            Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR PAPALÉO PAES EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

“Dia ‘D’ para Mattoso”; Correio Braziliense.

“Mattoso deixa governo e é indiciado pela PF”; Valor.


Modelo1 7/17/249:43



Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/04/2006 - Página 12060