Discurso durante a 31ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento de Adriano de Souza Batista, dirigente estadual do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telegráfos na Paraíba.

Autor
Heloísa Helena (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AL)
Nome completo: Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento de Adriano de Souza Batista, dirigente estadual do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telegráfos na Paraíba.
Publicação
Publicação no DSF de 31/03/2006 - Página 10492
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, SERVIDOR, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT), ESTADO DA PARAIBA (PB), SINDICALISTA, FUNDADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE (PSOL), VITIMA, ACIDENTE DE TRANSITO, ELOGIO, LUTA, DEFESA, TRABALHADOR, COMBATE, DEMISSÃO.

A Srª Heloísa Helena (P-SOL - AL. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, gosto muito do Pai-Nosso, gosto muito da Ave-Maria. Há tantas passagens bíblicas! Não me desafie para a Bíblia, Senador Mão Santa, porque ganharei de ti.

Mas não quero brincar, é um registro triste o que quero fazer.

Não poderá ser votado o requerimento de pesar, porque a pauta está trancada. Apresentei um requerimento de pesar, porque morreu ontem, na Paraíba, e está sendo enterrado hoje um grande companheiro meu, fundador do P-SOL da Paraíba, o querido companheiro Adriano de Souza Batista.

Tive a oportunidade de, nesta semana, estar em João Pessoa, na sede do Sindicato dos Correios, e de ser homenageada pelos trabalhadores dos Correios pelo trabalho que estamos fazendo na CPI. E meu querido companheiro Adriano de Souza Batista, trabalhador da Empresa de Correios e Telégrafos, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios na Paraíba, dirigente estadual e fundador do P-SOL, estava deslocando-se de carro de João Pessoa para o interior do Estado, em um processo de mobilização dos trabalhadores dos Correios, para, infelizmente, enfrentar mais uma onda de demissões patrocinada pelo atual Governo, quando o veículo em que viajava colidiu em uma árvore, e ele veio a falecer.

O ocorrido foi ontem, e o enterro está sendo realizado hoje. Estamos dando nossa solidariedade à família, a todas as nossas companheiras e aos nossos companheiros do P-SOL.

O Adriano, inclusive, enfrentava um processo administrativo na Empresa de Correios e Telégrafos, não pela vigarice política, não por crimes contra a Administração Pública, mas em razão de sua luta, de sua gigantesca luta que ele sempre travou pela readmissão dos trabalhadores dos Correios que foram demitidos na época do Collor. Os trabalhadores tinham ganhado na Justiça. Infelizmente, o Governo Lula recorreu à Justiça pela não-readmissão desses trabalhadores. Nessas lutas travadas, ele acabou sendo vítima de um acidente gravíssimo como esse.

Então, a nossa solidariedade, o nosso sentimento de tristeza profunda pela perda de um grande combatente das melhores e mais belas causas, um militante socialista, honesto, um trabalhador honrado da empresa de Correios e Telégrafos.

Fica aqui o nosso requerimento de pesar e a nossa solidariedade a toda família.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/03/2006 - Página 10492