Discurso durante a 41ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio de reunião do PMDB para discutir a viabilidade do lançamento de candidatura própria à Presidência da República nas eleições deste ano. (como Líder)

Autor
Ney Suassuna (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Ney Robinson Suassuna
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Anúncio de reunião do PMDB para discutir a viabilidade do lançamento de candidatura própria à Presidência da República nas eleições deste ano. (como Líder)
Aparteantes
Almeida Lima.
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/2006 - Página 12145
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • ANUNCIO, REUNIÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), DEBATE, POLITICA NACIONAL, ELEIÇÕES, AVALIAÇÃO, POSSIBILIDADE, ELEIÇÃO, GOVERNADOR, MAIORIA, SENADOR, DEPUTADO FEDERAL, EXPECTATIVA, DECISÃO, LIDER, MANUTENÇÃO, UNIDADE, POLITICA PARTIDARIA, ESPECIFICAÇÃO, SITUAÇÃO, LEGISLAÇÃO ELEITORAL, RESTRIÇÃO, COLIGAÇÃO PARTIDARIA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. NEY SUASSUNA (PMDB - PB. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Obrigado, nobre Presidente.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, amanhã, teremos uma reunião da qual participarão muitas lideranças do PMDB para analisar exatamente o cenário que estamos vivendo neste momento pré-eleitoral e buscar as saídas e as possibilidades que tem esse Partido tão grande. O PMDB tem hoje a perspectiva de fazer 15 Governadores, 25 Senadores, somando os que ficam com os que virão - portanto, a maioria do Senado -, e mais de 100 Deputados Federais, portanto, a maioria daquela Casa também. Por isso, nosso Partido precisa tomar uma decisão. Espero que os líderes sejam iluminados e que encontremos esse caminho. A fortaleza do PMDB é a sua união. Lamentavelmente, muitas lideranças exógenas, de fora do Partido, querem buscar a divisão, porque o PMDB unido realmente pesa neste Governo atual e em qualquer governo.

Por isso, devemos ter muita prudência na reunião de amanhã. Auguro seja uma reunião de entendimento e que possamos encontrar lá alguns caminhos, algumas alternativas para o nosso Partido.

O Sr. Almeida Lima (PMDB - SE) - Senador Ney Suassuna, concede-me V. Exª um aparte?

O SR. NEY SUASSUNA (PMDB - PB) - Ouço V. Exª.

O Sr. Almeida Lima (PMDB - SE) - Quero endossar as palavras de V. Exª, com quem me congratulo. Espero que esta reunião seja realmente positiva e que dela saiam frutos generosos. Acrescentaria a esse cenário brilhante que V. Exª pinta, aponta, traça, fotografa para o nosso Partido - o PMDB, que fará 15 ou mais Governadores nos 27 Estados, incluído o Distrito Federal, a maior Bancada desta Casa, com mais de 100 Deputados Federais - que auguramos a Deus façamos também o Presidente de República. É minha grande torcida e meu grande desejo. Trabalho para esse fim e tenho certeza de que V. Exª assim se comportará. Muito obrigado.

O SR. NEY SUASSUNA (PMDB - PB) - Obrigado, nobre Senador. Esse é um dos problemas que teremos de analisar, porque uma coisa praticamente anula a outra. Feita essa opção, com a verticalização, dificultam-se as vitórias regionais. Precisamos encontrar esse caminho. Oxalá encontremos um caminho para conseguir os dois, mas é muito difícil conciliá-los. Vamos aguardar e torcer para que isso aconteça. O que importa é que continuemos unidos, porque a união do PMDB o torna imbatível.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 5/18/2411:13



Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/2006 - Página 12145