Discurso durante a 36ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogia o ministro Márcio Thomaz Bastos e esclarece que o Senador Tião Viana não teve qualquer responsabilidade sobre o vazamento de informações das contas do caseiro Francenildo dos Santos Costa.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Elogia o ministro Márcio Thomaz Bastos e esclarece que o Senador Tião Viana não teve qualquer responsabilidade sobre o vazamento de informações das contas do caseiro Francenildo dos Santos Costa.
Publicação
Publicação no DSF de 07/04/2006 - Página 11282
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • ELOGIO, CONDUTA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), COMPARECIMENTO, CONGRESSO NACIONAL, ESCLARECIMENTOS, QUESTIONAMENTO, CONGRESSISTA, VINCULAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, EMPREGADO DOMESTICO.
  • DEFESA, REPUTAÇÃO, TIÃO VIANA, SENADOR, ESCLARECIMENTOS, AUSENCIA, RESPONSABILIDADE, QUEBRA, SIGILO BANCARIO, EMPREGADO DOMESTICO.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Diante das informações que foram aqui prestadas e sobretudo diante do ofício lido pelo Senador Tião Viana, encaminhado ao Senado Federal, segundo o qual o Ministro Márcio Thomaz Bastos se dispõe a comparecer a qualquer das duas Casas do Congresso Nacional para esclarecer inteiramente quaisquer episódios, eu primeiro quero enaltecer aqui o espírito democrático, o respeito pelo Congresso Nacional do Ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, que assim se coloca inteiramente à disposição. Tenho a convicção de que, quando aqui vier, esclarecerá inclusive tudo o que foi objeto de apuração pela Polícia Federal sobre os episódios relacionados ao caseiro Sr. Francenildo dos Santos Costa.

Aproveito a oportunidade, Sr. Presidente, para esclarecer um ponto relacionado ao Senador Tião Viana, pessoa que, sobretudo desde que aqui passamos a conviver, só tive razões para confiar no seu espírito público e na sua condução ética. Procurando esclarecer esse episódio perante a Corregedoria, o que eu mencionei é que naquela manhã do dia 16, depois de eu próprio haver recebido uma informação de que teria havido pagamento ao Sr. Francenildo dos Santos Costa, sem saber como, e como naquela manhã o Senador Tião Viana disse ter recebido de terceira pessoa informação no mesmo sentido, eu próprio disse a ele que perguntaria ao Sr. Francenildo se porventura ele teria recebido um pagamento. Depois se verificou que o pagamento tinha ocorrido, de fato, por parte de seu pai por razões hoje bem conhecidas.

Quero aqui, Sr. Presidente, apenas esclarecer que considero que o Senador Tião Viana não teve qualquer responsabilidade sobre o vazamento de informações das contas do Sr. Francenildo. Ele teve uma informação que recebeu de maneira semelhante àquela, ou talvez com mais detalhe, que eu tinha recebido. Mas a pessoa que me informou foi uma senhora de São Paulo, que não tem qualquer relacionamento com a vida política; uma pessoa da vida religiosa. Não tem importância aqui quem falou. Pode ser que tenha ocorrido isso. Ela não tinha uma informação precisa; não me relatou como soube. Assim como, naquela manhã, o Senador Tião Viana também tinha recebido. Depois, ele me esclareceu, de mais de uma pessoa, a informação de que Francenildo poderia ter recebido - como de fato acabou recebendo. Aconteceu o depósito.

Quero dizer, olho no olho, Senador Tião Viana, que V. Exª agiu de boa-fé. E se porventura o meu procedimento causou qualquer constrangimento a V. Exª, quero dizer, perante inclusive o Senador Heráclito Fortes - que quis mexer tanto comigo com relação a esse assunto, naquela manhã, na Corregedoria -, que reitero que V. Exª agiu de boa-fé. Confio no procedimento ético de V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/04/2006 - Página 11282