Discurso durante a 36ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre a importância dos esclarecimentos que serão prestados pelo Ministro Márcio Thomaz Bastos sobre a quebra de sigilo bancário de Francenildo dos Santos Costa.

Autor
José Jorge (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
Nome completo: José Jorge de Vasconcelos Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Comentários sobre a importância dos esclarecimentos que serão prestados pelo Ministro Márcio Thomaz Bastos sobre a quebra de sigilo bancário de Francenildo dos Santos Costa.
Publicação
Publicação no DSF de 07/04/2006 - Página 11283
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, PRESENÇA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), SENADO, ESCLARECIMENTOS, QUEBRA, SIGILO BANCARIO, EMPREGADO DOMESTICO.
  • COMENTARIO, DEPOIMENTO, ASSESSOR, IMPRENSA, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), SUSPEITO, RESPONSABILIDADE, QUEBRA, SIGILO BANCARIO, EMPREGADO DOMESTICO.

O SR. JOSÉ JORGE (PFL - PE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, fico feliz que o Ministro Márcio Thomaz Bastos tenha se oferecido para aqui comparecer, depois de termos dado entrada a um requerimento, solicitando a sua presença. Creio que, como Ministro da Justiça, S. Exª tem muito a esclarecer em relação a essa questão do caseiro.

Cada vez que vemos as investigações da Polícia Federal e os depoimentos... Ontem mesmo tivemos o depoimento do assessor de imprensa do Ministro Palocci, o jornalista Marcelo Neto, que é, pelo menos aparentemente, o principal suspeito do vazamento de informações sobre esse caso. E ele se recusou a responder a qualquer pergunta na Polícia Federal. Então, isso já deixa desconfiança na opinião pública. Os assessores do ministro, que estiveram na casa do Ministro Palocci...

Então, não haveria como concluirmos esse caso sem a palavra do Ministro da Justiça, que é um advogado experiente e competente. Por isso, S. Exª não vai ter nenhuma dificuldade em vir aqui dar as explicações. Nós, os Senadores, principalmente os da Oposição e alguns do Governo, como o Senador Eduardo Suplicy, que sempre nos ajuda aqui, é que teremos de estudar bem o assunto para fazermos as perguntas apropriadas ao Ministro da Justiça. Assim, vamos nos debruçar sobre as declarações, sobre os dias, sobre as horas, para que as perguntas ao Ministro sejam no nível do esclarecimento que S. Exª possa dar para acabar com esse caso e realmente sabermos quem foi o culpado pela quebra do sigilo do caseiro, porque até agora essa história não está completa. Está faltando saber uma porção de coisas em relação a esse fato.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/04/2006 - Página 11283