Pronunciamento de Alvaro Dias em 03/05/2006
Discurso durante a 50ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Transcrição nos Anais do Senado do artigo intitulado "A diplomacia do trivial delirante", de autoria do jornalista Elio Gaspari, publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição de 3 do corrente. Transcrição nos Anais do Senado do editorial intitulado "Bolívia: Ame-a ou Deixe-a", publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição de 2 do corrente. Registro da matéria intitulada "Palocci mantém assessores no governo", publicada no jornal Folha de S.Paulo, edição de 25 de abril último.
- Autor
- Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
- Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
POLITICA EXTERNA.:
- Transcrição nos Anais do Senado do artigo intitulado "A diplomacia do trivial delirante", de autoria do jornalista Elio Gaspari, publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição de 3 do corrente. Transcrição nos Anais do Senado do editorial intitulado "Bolívia: Ame-a ou Deixe-a", publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição de 2 do corrente. Registro da matéria intitulada "Palocci mantém assessores no governo", publicada no jornal Folha de S.Paulo, edição de 25 de abril último.
- Publicação
- Publicação no DSF de 04/05/2006 - Página 14323
- Assunto
- Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA EXTERNA.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), PRESERVAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, CARGO PUBLICO, ASSESSOR, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), ESPECIFICAÇÃO, SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO).
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, EDITORIAL, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, POLITICA EXTERNA, GOVERNO BRASILEIRO, ERRO, ATUAÇÃO, AMERICA LATINA, AFRICA, ANALISE, CRISE, INVASÃO, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, INSTALAÇÃO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), NACIONALIZAÇÃO, GAS NATURAL, PETROLEO.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro da matéria intitulada “Palocci mantém assessores no governo”, publicada no jornal Folha de S. Paulo em sua edição de 25 de abril do corrente.
A matéria destaca que o ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci, ainda mantém integrantes da chamada “República de Ribeirão Preto” em pontos estratégicos do governo federal. Um dos casos é a Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dado), comandado por dois ex-auxiliares diretos de Palocci na Prefeitura de Ribeirão Preto (SP), o atual presidente Wagner Quirici e o diretor-superintendente, Donizete Rosa.
Sr. Presidente, solicito que a matéria acima citada passe a integrar este pronunciamento e, assim, conste dos Anais do Senado Federal.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o segundo assunto é para solicitar a V. Exª a transcrição na íntegra, nos Anais desta Casa, do artigo do jornalista Elio Gaspari, intitulado “A diplomacia do trivial delirante”, publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição do dia 03 de maio de 2006.
O artigo de Gaspari abriga densa análise que deverá nortear futuros estudiosos da atual conjuntura política. Com todo rigor analítico e no seu estilo inconfundível, o inefável Elio nos brinda com a mais lapidar definição da política externa da gestão do presidente Lula, já oferecida por um profissional de imprensa: ”... uma política externa esportiva no método, exibicionista no ritual e desastrosa nos resultados.”
Com toda acuidade que lhe caracteriza ele destaca: “O Brasil se distanciou de quem deveria se aproximar (Argentina e Chile) e aproximou-se de quem devia se distanciar (Venezuela e Cuba). Perdeu tempo com países inúteis (Namíbia e Gabão) e oportunidades com aliados tradicionais (Uruguai e Paraguai)”.
Também gostaria de solicitar a Vossa Excelência a transcrição na íntegra, nos Anais desta Casa, do editorial do jornal Folha de S.Paulo intitulado “Bolívia: Ame-a ou Deixe-a”, publicado na edição do dia 02 de maio de 2006.
O referido editorial é pautado pelo equilíbrio e oferece primorosa análise do contencioso entre o Brasil e a Bolívia.
A crise deflagrada a partir da decisão unilateral do presidente da Bolívia, Evo Morales, de invadir com tropas federais uma instalação da Petrobrás para anunciar a nacionalização da exploração do gás e do petróleo no país, nos remete aos equívocos patrocinados pela política externa da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Era o que eu tinha a dizer.
Muito obrigado.
*********************************************************************************
DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
*********************************************************************************
Matéria referida:
“Palocci mantém assessores no governo.”
“A diplomacia do trivial delirante”; Folha de S.Paulo.
“Bolívia: Ame-a ou Deixe-a”; Folha de S.Paulo.
Modelo1 12/2/248:59