Discurso durante a 50ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do editorial intitulado "Proposta equivocada", publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 15 de fevereiro último.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Registro do editorial intitulado "Proposta equivocada", publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 15 de fevereiro último.
Publicação
Publicação no DSF de 04/05/2006 - Página 14332
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, EDITORIAL, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, PROPOSTA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REUNIÃO, PAIS ESTRANGEIRO, AFRICA DO SUL, ALTERAÇÃO, SISTEMA, DECISÃO, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMERCIO (OMC), DEMONSTRAÇÃO, FALTA, INFORMAÇÃO, OCORRENCIA, ATUAÇÃO, ITAMARATI (MRE), REVISÃO, DECLARAÇÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para registrar o editorial intitulado “Proposta equivocada”, publicado no jornal O Estado de S. Paulo em sua edição de 15 de fevereiro de 2006.

O editorial critica a proposta apresentada pelo Presidente Lula em Pretória, na África do Sul, de que fossem feitas mudanças no sistema de decisão da OMC, que passaria a obedecer o critério da maioria e não mais o do consenso, como ocorre hoje. Segundo o editorial, a proposta de Lula “é uma ilusão de quem não sabe como as coisas se processam no complicado universo das negociações comerciais, no qual não é o grau de desenvolvimento que determina a posição de cada país, mas os interesses de cada um, que poucas vezes são comuns”.

Ainda segundo o editorial, o ministro das Relações Exteriores tentou “consertar” a falha afirmando que a mudança do sistema na OMC não faz parte dos planos da diplomacia brasileira”. O editorial conclui: “Para o Brasil, a mudança seria como um tiro no pé. Felizmente, o chanceler Amorim ‘limpou a barra’ do presidente mal informado”.

Sr. Presidente, requeiro que o referido editorial seja considerado como parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE A SRª SENADORA LÚCIA VÂNIA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Proposta equivocada.”

 


Modelo1 5/21/244:08



Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/05/2006 - Página 14332