Discurso durante a 52ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Defesa da Deputada Telma de Oliveira acusada de participar do esquema de superfaturamento de ambulâncias, de acordo com relação publicada no site do jornalista Cláudio Humberto.

Autor
Antero Paes de Barros (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MT)
Nome completo: Antero Paes de Barros Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Defesa da Deputada Telma de Oliveira acusada de participar do esquema de superfaturamento de ambulâncias, de acordo com relação publicada no site do jornalista Cláudio Humberto.
Publicação
Publicação no DSF de 06/05/2006 - Página 14982
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • APOIO, INVESTIGAÇÃO, POLICIA FEDERAL, MINISTERIO PUBLICO, IRREGULARIDADE, SUPERFATURAMENTO, AMBULANCIA, PARTICIPAÇÃO, CONGRESSISTA, DEFESA, ORADOR, COMISSÃO, SENADO, ACOMPANHAMENTO.
  • DEFESA, DEPUTADO FEDERAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), INJUSTIÇA, ACUSAÇÃO, DETALHAMENTO, DOCUMENTAÇÃO, SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA (SIAFI), LIBERAÇÃO, RECURSOS ORÇAMENTARIOS, ORIGEM, EMENDA, AREA, SAUDE, INEXATIDÃO, DENUNCIA, IMPRENSA, INTERNET.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. ANTERO PAES DE BARROS (PSDB - MT) - Não, Sr. Presidente, gostaria apenas de fazer uso da palavra pela ordem, uma vez que tenho de viajar agora para Cuiabá em função de compromissos lá assumidos.

É que nesta lista, publicada no site do jornalista Cláudio Humberto, aparece o nome da Deputada Thelma de Oliveira, do PSDB de Mato Grosso. E a Deputada Thelma de Oliveira, não podendo fazer a sua defesa, por estar no Panamá a serviço da Câmara dos Deputados, pediu à assessoria dela, e faço questão de passar à Mesa para que fique registrada nos Anais da Casa, a relação de todas as emendas dela com relação a 2004 e a 2005.

E o que existe efetivamente na área de saúde são as seguintes emendas, inclusive com o empenho e com a liberação do Siafi, documentadamente:

Reforma de unidade de saúde, no Município de Santo Antônio do Leverger, valor de R$160 mil. Portanto, não se trata de ambulância, e, sim, de reforma de unidade de saúde.

A outra emenda que existe, também com empenho do Siafi, é construção de unidade de saúde, no valor de R$440 mil, no Município de Primavera do Leste. Isso com relação a um dos anos aqui citados.

Com relação a outro ano, existe uma só emenda empenhada. Sistema de abastecimento de água para a Prefeitura Municipal de Nova Olímpia. Com relação à área de saneamento básico, que tem alguma contraface com a questão de saúde, são as três emendas apresentadas.

Faço isso para demonstrar que, no mínimo, ou há o equivoco de alguém que passou a notícia ao jornalista Cláudio Humberto ou há o equívoco da própria apuração.

Agora, o que entendo que o Senado deve fazer? Deve mandar apurar, Sr. Presidente, rigorosamente essas questões. O Congresso Nacional está sub judice. Entendemos que essa apuração tem de ser acompanhada por uma comissão designada pela Mesa do Senado da República e que tanto o Ministério Público quanto a Polícia Federal tenham o prazo de quinze dias para exigir.

Informo até que, há muito tempo, existe um projeto meu nesta Casa e que é um projeto também do Senador Pedro Simon, e é o momento de exercitar isso nessas apurações com apoio desta Casa, que todos os Parlamentares indistintamente, tenham ou não os seus nomes citados nessas investigações, tenham os seus sigilos liberados para a correta apuração do Ministério Público Federal.

Os que praticaram fraudes precisam ser banidos da vida pública. Exigimos o rigor das apurações. Mas estou fazendo aqui a restauração da honra de uma pessoa que tenho absoluta convicção e que apresenta documentos de que não tem nada a ver com isso.

Era o registro que eu gostaria de fazer. E tenho certeza de que a Deputada Thelma de Oliveira, voltando do Panamá, a partir da semana que vem, vai poder defender muito melhor a sua honra na Câmara dos Deputados.

Era isso, Sr. Presidente.


Modelo1 5/13/241:20



Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/05/2006 - Página 14982