Pronunciamento de Luiz Pontes em 10/05/2006
Discurso durante a 55ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro do artigo intitulado "Brasil, uma locomotiva sem maquinista", de autoria do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Maurício Corrêa, publicado no jornal Correio Braziliense, edição de 23 de abril último.
- Autor
- Luiz Pontes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
- Nome completo: Luiz Alberto Vidal Pontes
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
- Registro do artigo intitulado "Brasil, uma locomotiva sem maquinista", de autoria do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Maurício Corrêa, publicado no jornal Correio Braziliense, edição de 23 de abril último.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/05/2006 - Página 16075
- Assunto
- Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), FALTA, DIREÇÃO, GOVERNO FEDERAL, GRAVIDADE, DENUNCIA, PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA, CORRUPÇÃO, MEMBROS, OMISSÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
O SR. LUIZ PONTES (PSDB - CE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para registrar o artigo intitulado “Brasil, uma locomotiva sem maquinista”, de autoria do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Maurício Corrêa, publicado no jornal Correio Braziliense de 23 de abril do corrente.
Em seu artigo, Maurício Corrêa destaca que “a orquestra tem que ter o regente para que haja harmonia; o navio o comandante para que a nau não soçobre; o avião o capitão para que a aeronave não caia; e o trem o chefe para que o comboio não descarrilhe”. O Brasil tem o presidente, seu comandante, mas é bom certificar se ele detém o controle da máquina estatal.
Sobre a denúncia apresentada pelo procurador-geral da República contra 40 pessoas envolvidas direta ou indiretamente no caso do mensalão, o autor resume: “Se esse país tem um presidente e se ele manda, é inconcebível que entregue seus destinos a gente dessa estirpe”. E conclui: “Ficou a dever a inclusão do presidente da República como beneficiário consciente de todo o complô. No mínimo pode-se dizer que o comandante é um néscio. E o Brasil, uma locomotiva sem maquinista”.
Para concluir, Sr. Presidente, requeiro que o artigo acima citado seja considerado como parte deste pronunciamento para que, assim, passe a constar dos Anais do Senado Federal.
*********************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR LUIZ PONTES EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
*********************************************************************************
Matéria referida:
“Brasil, uma locomotiva sem maquinista.”