Pronunciamento de Arthur Virgílio em 11/05/2006
Discurso durante a 57ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Solicitação de registro de voto de requerimento de voto de aplauso à mãe brasileira, assim como da Nota 296, da Assessoria de Imprensa do Gabinete do Ministério das Relações Exteriores, referente à capitulação do Brasil na questão da nacionalização do gás boliviano.
- Autor
- Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
- Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.
POLITICA EXTERNA.:
- Solicitação de registro de voto de requerimento de voto de aplauso à mãe brasileira, assim como da Nota 296, da Assessoria de Imprensa do Gabinete do Ministério das Relações Exteriores, referente à capitulação do Brasil na questão da nacionalização do gás boliviano.
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/05/2006 - Página 16235
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM. POLITICA EXTERNA.
- Indexação
-
- REGISTRO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, HOMENAGEM, DIA NACIONAL, MÃE, NOTA OFICIAL, ITAMARATI (MRE), REUNIÃO, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, CONFIRMAÇÃO, DECISÃO, NACIONALIZAÇÃO, GAS NATURAL.
- DEFESA, ORADOR, NECESSIDADE, MANIFESTAÇÃO, GOVERNO BRASILEIRO, OPOSIÇÃO, ATUAÇÃO, GOVERNO ESTRANGEIRO.
O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, encaminho à Mesa voto de aplauso à mãe brasileira pelo Dia das Mães, no próximo domingo, por meio de Waldiza Araújo Ribeiro, que é conterrânea minha, mãe de sessenta filhos adotivos. É muito justo isso.
Por outro lado, Sr. Presidente, peço que os Anais acolham a prova da capitulação.
Os Ministros de Minas e Energia do Brasil, Silas Rondeau, e de Hidrocarburos da Bolívia, Andrés Soliz Rada; os Presidentes da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, e da YPFB, Jorge Alvarado, reuniram-se hoje em La Paz e chegaram à seguinte conclusão: todos reafirmam o respeito pelas decisões que consideram soberanas do Governo e do povo bolivianos manifestadas no DS 28701 e expressam sua disposição de implementá-lo de acordo com a normativa aplicável.
Aqui está, Sr. Presidente, a redução do Brasil à potência de classe inferior na América do Sul; é a capitulação. O Brasil não está sabendo defender seus direitos, não está sabendo sequer dizer para o interlocutor boliviano que não está satisfeito com a expropriação da propriedade da Petrobras e com brasileiros lá ameaçados de perderem suas terras, brasileiros que construíram suas vidas em território boliviano. Peço que os Anais acolham esta peça que, para mim, é lamentável, pois mostra a incapacidade do Governo brasileiro de cumprir um dever primordial: defender os interesses básicos do povo brasileiro.
*********************************************************************************
DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inseridos nos termos do art. 210, I, § 2º, do Regimento Interno)
***************************************************************************************
Matérias referidas:
“Requerimento de voto de aplauso à mãe brasileira;
“Nota nº 296 da Assessoria de Imprensa do Gabinete, Ministério das Relações Exteriores.”