Pronunciamento de Eduardo Azeredo em 11/05/2006
Discurso durante a 57ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro do artigo intitulado "A capitulação do Planalto", publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 4 do corrente.
- Autor
- Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
- Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA EXTERNA.:
- Registro do artigo intitulado "A capitulação do Planalto", publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 4 do corrente.
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/05/2006 - Página 16266
- Assunto
- Outros > POLITICA EXTERNA.
- Indexação
-
- REGISTRO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, OMISSÃO, GOVERNO BRASILEIRO, DECISÃO, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, NACIONALIZAÇÃO, GAS NATURAL, COMENTARIO, INCOMPETENCIA, BRASIL.
O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro do artigo intitulado “A capitulação do Planalto”, publicado no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 4 de maio do corrente.
O artigo faz uma crítica incisiva sobre a mansidão e a passividade do governo brasileiro diante da crise estabelecida na questão do setor boliviano de gás natural. A falta de reação à decisão do presidente Evo Morales não foi uma surpresa, principalmente se levarmos em conta o retrospecto da diplomacia Lulista. Segundo o artigo, “Nenhum outro país que queira ser respeitado na cena global deixaria de enfatizar que a soberania das nações com as quais se relaciona termina onde começam as obrigações livremente assumidas que asseguram os direitos de seus parceiros”.
Para que conste dos Anais do Senado da República, requeiro, Senhor Presidente, que o artigo acima citado passe a integrar este pronunciamento.
*********************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO AZEREDO EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
*********************************************************************************
Matéria referida:
“A capitulação do Planalto.”