Fala da Presidência durante a 42ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade às manifestações de apoio à Varig.

Autor
Efraim Morais (PFL - Partido da Frente Liberal/PB)
Nome completo: Efraim de Araújo Morais
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Solidariedade às manifestações de apoio à Varig.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2006 - Página 12462
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • COMENTARIO, NOTICIARIO, IMPRENSA, POSIÇÃO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), CASA CIVIL, PRESIDENTE DA REPUBLICA, COMPANHIA DISTRIBUIDORA, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL (BNDES), OMISSÃO, AUXILIO, VIAÇÃO AEREA RIO GRANDENSE S/A (VARIG).
  • SAUDAÇÃO, MOBILIZAÇÃO, SENADOR, DEFESA, RECUPERAÇÃO, VIAÇÃO AEREA RIO GRANDENSE S/A (VARIG).

O SR. PRESIDENTE (Efraim Morais. PFL - PB) - Darei a palavra pela ordem a V. Exªs. Mas antes, Senador Jefferson Péres, eu gostaria de me associar ao pronunciamento de V. Exª e dizer que, lamentavelmente, os principais sites deste País já comunicam a insensibilidade do Presidente Lula, bem como dos Ministros Guido Mantega e Dilma Rousseff, que defendem uma solução de mercado e, em hipótese nenhuma, uma solução do Governo com o dinheiro público. E devo dizer, ainda, que na mesma matéria, a BR Distribuidora, estatal que fornece combustível à Varig, por meio de seus executivos e advogados, não tem interesse em apoiar a proposta da empresa de conceder um prazo de carência para que possa continuar voando, principalmente nesse momento de baixa estação. Além disso, Srs. Senadores, o BNDES recusou proposta feita por funcionários da empresa visando à liberação de uma linha de crédito no valor de R$100 milhões. O BNDES, que, como bem disseram os Srs. Senadores, empresta dinheiro à vontade, perdoa dívidas, enfim, mas para a recuperação dessa extraordinária empresa que tantos serviços tem prestado ao País diz que não há recursos.

Srs. Senadores, eu não tenho a menor dúvida de que a Varig ainda tem chance de recuperar-se. O pronunciamento de V. Exª, Senador Jefferson Péres, com apoio de todas as Srªs e os Srs. Senadores desta Casa, nos traz a esperança de encontrar um pouco de sensibilidade em um Governo que não está vendo que 10 a 12 mil funcionários estão ameaçados de perder seus empregos, e são trabalhadores. Lamentavelmente, o Presidente da República e seus Ministros não entendem que é obrigação do homem público, do Governo, do Presidente defender os trabalhadores que tantos serviços prestaram a esta Nação.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2006 - Página 12462