Discurso durante a 59ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Solidariedade ao Senador Romeu Tuma com relação à matéria publicada na imprensa contra S.Exa.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA.:
  • Solidariedade ao Senador Romeu Tuma com relação à matéria publicada na imprensa contra S.Exa.
Publicação
Publicação no DSF de 16/05/2006 - Página 16572
Assunto
Outros > IMPRENSA.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, ROMEU TUMA, SENADOR, INJUSTIÇA, ACUSAÇÃO, IMPRENSA, EXPECTATIVA, INVESTIGAÇÃO, POLICIA FEDERAL, REPARAÇÃO, HONRA, CONGRESSISTA, GOVERNO BRASILEIRO.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, serei rápido. Pedi a palavra porque já tinha me manifestado anteriormente e, logo após, este tema foi tratado aqui no plenário, inclusive com a presença do Senador Romeu Tuma.

Primeiramente, presto a minha solidariedade ao Senador Romeu Tuma. Conheço-o há muitos anos e tenho certeza da sua lisura. Certamente tudo será esclarecido, e é preciso que o seja.

Quero também prestar solidariedade ao Presidente Lula e a todas as pessoas mencionadas na relação. Aquela informação veiculada mais parece um novo Dossiê Cayman, surge às vésperas da eleição e exatamente no momento em que se discute todo esse processo que nós conhecemos.

Registro também que, por parte do Governo, não há nenhum problema de convocação de quem quer que seja para qualquer CPI. Mais do que isso, é preciso que a Polícia Federal investigue. E tenho certeza de que todas as pessoas atingidas pela matéria em sua honra procurarão a reparação necessária.

Faço este registro para prestar a minha solidariedade a todos que foram citados, inclusive ao Senador Romeu Tuma, que tem sido um servidor público exemplar. Trabalhamos juntos desde a época em que S. Exª dirigiu a Polícia Federal e eu, a Funai. Posteriormente, estivemos juntos em outras questões, estamos juntos no Senado, e em nenhum momento houve qualquer ação que desabonasse a sua conduta, qualquer dúvida quanto a moral e a postura do Senador Romeu Tuma. S. Exª tem sido Corregedor da Casa exatamente pelas condições que reúne para exercer esse papel.

Assim, ao homenagear o Senador Romeu Tuma, repudio esse tipo de matéria feita, que expõe as pessoas de forma irresponsável.

O Senador Romeu Tuma já pediu providências, assim como o fez o Governo brasileiro. Espero que a Polícia Federal possa investigar a fundo essa questão e rapidamente demonstrar a clareza dos fatos, elucidando de vez essas acusações colocadas de forma irresponsável.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/05/2006 - Página 16572