Discurso durante a 60ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações ao jornal O Liberal, único com impressão 100% colorida no País, resultado da nova rotativa adquirida pelas Organizações Rómulo Maiorana.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Congratulações ao jornal O Liberal, único com impressão 100% colorida no País, resultado da nova rotativa adquirida pelas Organizações Rómulo Maiorana.
Aparteantes
Ana Júlia Carepa, Arthur Virgílio.
Publicação
Publicação no DSF de 17/05/2006 - Página 16781
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, JORNAL, O LIBERAL, ESTADO DO PARA (PA), EVOLUÇÃO, TECNOLOGIA, IMPRENSA, AQUISIÇÃO, MAQUINA, IMPRESSÃO GRAFICA.
  • REGISTRO, HISTORIA, GRUPO, EMPRESARIO, PROPRIETARIO, JORNAL, O LIBERAL, ESTADO DO PARA (PA), ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, JORNALISMO, BENEFICIO, POPULAÇÃO, REGIÃO AMAZONICA.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, ESTADO DO PARA (PA), COMENTARIO, EVOLUÇÃO, IMPRENSA, PAIS.

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Tião Viana, Srªs e Srs. Senadores, quero destacar, aqui e agora, uma revolução iniciada na Imprensa brasileira e pelo meu Estado, o Pará. Refiro-me à inauguração, na última quarta-feira, dia 10, da nova rotativa full collor do jornal O Liberal, o de maior tiragem da Amazônia, que passou a ser o único do Brasil a ser 100% colorido, inclusive os cadernos de classificados.

O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - Senador Flexa Ribeiro, dê-me trinta segundos.

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Pois não, Senador Arthur Virgílio.

O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - Eu não me retiraria antes de desejar o máximo de felicidade empresarial, profissional e pessoal para o meu querido amigo Romulo Maiorana Filho e sua família. Muito obrigado.

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Muito obrigado.

Essa revolução é o resultado da nova rotativa adquirida pelas Organizações Romulo Maiorana, uma MAN Roland Full Collor, a única com forno secador em toda a América do Sul. Com capacidade de imprimir mais de dois milhões de páginas coloridas por hora, a nova rotativa vai permitir não apenas uma nova revolução em O Liberal, como também atenderá a uma antiga reivindicação do mercado publicitário, que agora poderá viabilizar idéias ousadas de impressão e encarte.

Como bem destacou o empresário da comunicação Romulo Maiorana Júnior durante a inauguração da nova rotativa, na semana passada, ela representa um sonho, que, a exemplo de outros, concretizados em 58 anos de existência, o grupo ORM realiza em nome do povo paraense, orgulhoso de ter um dos melhores e mais respeitados jornais do Brasil.

Na avaliação de Romulo Maiorana Júnior, o pioneirismo tecnológico sempre foi uma das maiores características das ORM. Foi assim em 1972, quando seu pai, o saudoso Romulo Maiorana, instalou a primeira rotativa offset no Pará.

Foi assim em 1989, quando as Organizações Romulo Maiorana contrataram a primeira impressora offset da MAN Roland na América Latina, inaugurada em 1993, o que permitiu ao O Liberal ser um dos primeiros jornais do mundo a introduzir a cor nas impressões. E está sendo assim agora, Sr. Presidente e Srs. Senadores, com a Uniset, que permitirá às ORM ter um jornal 100% colorido, inclusive os cadernos de classificados.

Um dos principais diferenciais da rotativa Uniset Full Color em relação às impressoras offset é que ela controla por computador - unifica o processo, por assim dizer - todas as etapas da impressão, da liberação das páginas pela redação até a saída do jornal para a distribuição.

Esse controle passa pelo registro de impressão - o que antes só era feito por gráficas que imprimiam revistas - e garante que entre torre de papel e a impressão propriamente dita atue um sistema de tensão no papel, evitando falhas na impressão e desperdício. O controle total é feito por meio do programa de computador Pecom, desenvolvido exclusivamente para grandes parques gráficos.

O principal diferencial, Senador Tião Viana, da nova rotativa será o forno secador de 12 metros de extensão, que viabilizará a impressão em papéis especiais de alto brilho, como o couché. Isso permitirá a O Liberal não apenas atender a solicitações do mercado, com a impressão de revistas, tablóides e encartes variados, como revolucionará o sistema de encartes e anúncios no próprio jornal.

Dessa forma, poder-se-á, por exemplo, prever um anúncio em papel especial, com brilho e definição avançada de cores. Em vez de esse anúncio ser simplesmente encartado, virá impresso na própria página do jornal, que também será em papel especial.

É preciso destacar, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, que esse pioneirismo tecnológico em O Liberal sempre andou junto com o bom jornalismo. Um dos fatores que tornaram O Liberal um dos principais jornais do Brasil é a credibilidade dos leitores, que, na verdade, são os grandes beneficiados com os novos investimentos.

O Liberal e mais recentemente o jornal Amazônia Hoje são mais do que veículos de comunicação, constituem um patrimônio cultural do Pará. A nova rotativa entra nesse contexto e se propõe não apenas a corresponder a uma exigência do mercado, mas, sobretudo, do leitor, que é o povo paraense.

Parabéns, portanto, às Organizações Romulo Maiorana por mais esse feito que, por certo, garantirá a O Liberal, por muitos anos, a liderança do mercado editorial na Amazônia brasileira.

Sr. Presidente Senador Tião Viana, mostro aqui o novo O Liberal, impresso com padrão de qualidade das revistas, que, com certeza absoluta, honra não só o Pará, como o Brasil.

O Pará sente-se especialmente honrado por ser essa mudança o grande passo para colocar o nosso Estado na liderança da impressão gráfica no segmento jornal na América Latina. É O Liberal, sem sombra de dúvida, hoje, o único jornal brasileiro impresso totalmente em cores e em padrão de qualidade de revistas.

Requeiro à Mesa a inserção nos Anais desta Casa do Caderno Especial que trata do investimento feito pelas Organizações Romulo Maiorana no admirável mundo novo da imprensa do Estado do Pará, assim como inserção da primeira página da edição histórica da última quinta-feira, dia 11, que trata da evolução do jornalismo impresso no nosso Brasil.

Concedo o aparte à Senadora Ana Júlia Carepa.

A Srª Ana Júlia Carepa (Bloco/PT - PA) - Senador Flexa Ribeiro, meu aparte será muito breve, apenas para também parabenizar o jornal. Semana passada, quando foi inaugurada a nova rotativa do jornal, eu não estava no Brasil. Espero que esse novo jornal, repaginado, seja, com certeza, um jornal de acordo com as exigências do País. Discutimos tanto hoje, nesta Casa, o papel da imprensa, que informa a todos, porque é este o papel da imprensa: informar com responsabilidade.

Parabéns à família Maiorana, à Dona Déa, ao Romulo, ao Ronaldo, à Roberta, à Rosângela, a todos aqueles que compõem as Organizações Romulo Maiorana.

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Ao finalizar, Sr. Presidente Senador Tião Viana, quero mais uma vez parabenizar as organizações Romulo Maiorana em nome da sua Presidente, Srª Déa Maiorana, e do seu Presidente Executivo, Sr. Romulo Maiorana Júnior, bem como de toda a família Maiorana.

            Em nome da família Maiorana, parabenizo o Estado do Pará e o Brasil pelo avanço tecnológico no segmento jornal impresso na América Latina.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

 

*****************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR FLEXA RIBEIRO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Caderno Especial que trata do investimento feito pelas Organizações Romulo Maiorana; e primeira página da edição histórica da última quinta-feira, dia 11, do jornal O Liberal.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/05/2006 - Página 16781