Discurso durante a 63ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentários sobre matérias intituladas "OAB troca impeachment por queixa-crime contra Lula" e "Crises agrícola e do gás ameaçam previsão de crescimento de 4,5%", publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo, edições de 9 e 8 do corrente.

Autor
Luiz Pontes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Luiz Alberto Vidal Pontes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. ECONOMIA NACIONAL.:
  • Comentários sobre matérias intituladas "OAB troca impeachment por queixa-crime contra Lula" e "Crises agrícola e do gás ameaçam previsão de crescimento de 4,5%", publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo, edições de 9 e 8 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 20/05/2006 - Página 17540
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. ECONOMIA NACIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), COMENTARIO, DECISÃO, ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB), AUSENCIA, PEDIDO, IMPEACHMENT, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • COMENTARIO, ENCAMINHAMENTO, ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB), RECURSO CRIMINAL, PROCURADORIA GERAL DA REPUBLICA, OBJETIVO, INVESTIGAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PARTICIPAÇÃO, CORRUPÇÃO.
  • REGISTRO, ESTIMATIVA, REDUÇÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO, EFEITO, CRISE, POLITICA AGRICOLA, NACIONALIZAÇÃO, GAS NATURAL, OCORRENCIA, FECHAMENTO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA.

            O SR. LUIZ PONTES (PSDB - CE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) reuniu-se no último dia 8 de maio do corrente para julgar uma proposta para que a entidade protocolasse um pedido de impeachment contra Lula no Congresso. A proposta não foi aprovada, mas decidiu-se que a OAB encaminhará uma queixa-crime ao Procurador-Geral da República pedindo que se aprofunde as investigações em relação ao Presidente Lula no inquérito que apura a existência do mensalão.

            Sr. Presidente, é no contexto desta notícia que cito a matéria intitulada “OAB troca impeachment por queixa-crime contra Lula”, publicada no jornal O Estado de S. Paulo em sua edição de 9 de maio do corrente. A matéria mostra que “Junto com a queixa-crime, a entidade deverá enviar ao procurador-geral uma cópia do voto do relator do caso, Sérgio Ferraz, que fez duras críticas ao Planalto. O relator Sérgio Ferraz disse que nunca houve no presidencialismo brasileiro tanta imoralidade quanto no atual governo”.

            Como segundo assunto, gostaria de comentar a matéria intitulada “Crises agrícola e do gás ameaçam previsão de crescimento de 4,5%”, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo de 8 de maio do corrente.

            A matéria mostra que, mais uma vez, as previsões de crescimento para o Brasil deverão ser revistas para baixo. Para este ano, a “desculpa” ficará por conta da crise no setor agrícola e a questão do gás envolvendo a Petrobras e a Bolívia.

            Além disso, o jornal consultou economistas que “acreditam que a bonança deste ano não deverá se repetir em 2007 e 2008, porque o governo não soube tirar proveito das condições favoráveis no cenário internacional”. Ou seja, não parece boa a herança que o Presidente Lula deixará para o próximo governo.

            Sr. Presidente, requeiro que as matérias acima citadas passem a integrar este pronunciamento, a fim de que constem dos Anais do Senado Federal.

            Era o que eu tinha a dizer.

            Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR LUIZ PONTES EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

“OAB troca impeachment por queixa-crime contra Lula”; O Estado de S. Paulo

“Crises agrícola e do gás ameaçam previsão de crescimento de 4,5%”; O Estado de S. Paulo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/05/2006 - Página 17540