Discurso durante a 46ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Semana de Tecnologia da Eletronorte que ocorre nesta semana. Marcha dos prefeitos em Brasília.

Autor
Sibá Machado (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Machado Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA. ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.:
  • Semana de Tecnologia da Eletronorte que ocorre nesta semana. Marcha dos prefeitos em Brasília.
Publicação
Publicação no DSF de 27/04/2006 - Página 13507
Assunto
Outros > POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA. ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.
Indexação
  • IMPORTANCIA, REALIZAÇÃO, SEMANA, TECNOLOGIA, CENTRAIS ELETRICAS DO NORTE DO BRASIL S/A (ELETRONORTE), INCENTIVO, PESQUISA, AREA, ENERGIA RENOVAVEL, REGIÃO AMAZONICA.
  • COMENTARIO, PREPARAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, RESPOSTA, MARCHA, PREFEITO, ATENDIMENTO, REIVINDICAÇÃO, AUMENTO, FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICIPIOS (FPM), DESTINAÇÃO, VERBA, PREFEITURA, INFERIORIDADE, CUSTO, FINANCIAMENTO.

O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, como V. Exª está concedendo a palavra pela ordem para essas comunicações, até vou abdicar de minha inscrição pela Liderança, que posso ceder a V. Exª ou ao Senador Roberto Saturnino, como acharem melhor.

O primeiro registro que faço, Sr. Presidente, é sobre a Semana de Tecnologia da Eletronorte, que ocorre nesta semana. Realmente, é um acontecimento muito importante, principalmente para regiões como a minha, a Amazônia: novamente se incentiva, dentro da Eletronorte, pesquisas na área de energias renováveis e outras coisas bastante acessíveis às comunidades daquela região.

Em segundo lugar, Sr. Presidente, gostaria de me referir à Marcha dos Prefeitos, tema que já foi muitas vezes aqui abordado. Devo dizer a V. Exª e aos demais membros desta Casa que o Presidente Lula prepara uma excelente resposta para essa marcha no sentido de atender aos prefeitos: o aumento do Fundo de Participação dos Municípios, FPM, em 1% - algo que depende, é claro, da aprovação em definitivo da reforma tributária, que ainda está para ser apreciada na Câmara dos Deputados.

O Presidente Lula vai apresentar um pacote que chega a R$2 bilhões para atender às prefeituras, principalmente sob a forma de financiamentos a custo baixo e em condições favoráveis. A idéia é lhes dar melhores condições para que possam trabalhar a limpeza das cidades e dar um atendimento melhor à questão agrária e rural de seus municípios. Portanto, é um pacote que vai a R$2 bilhões.

Sr. Presidente, nunca nenhuma reivindicação que chegou até Brasília saiu sem resposta adequada. É evidente que todos nós queremos o que há de melhor para nossas comunidades. Os prefeitos que vêm aqui têm inteira razão nas suas reivindicações. O nosso País tem a responsabilidade de saber que há muitas coisas a serem feitas, e o Presidente Lula, no que estiver ao seu alcance, fará o que há de melhor para que os prefeitos voltem às suas cidades com informações cada vez mais auspiciosas.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/04/2006 - Página 13507