Discurso durante a 62ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação pelo trabalho que vem sendo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA. POLITICA AGRICOLA.:
  • Satisfação pelo trabalho que vem sendo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA.
Publicação
Publicação no DSF de 19/05/2006 - Página 17461
Assunto
Outros > POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA. POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, ANUNCIO, CONCURSO PUBLICO, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), CONTRATAÇÃO, PESQUISADOR, EXIGENCIA, CURSO DE MESTRADO, CURSO DE DOUTORADO.
  • IMPORTANCIA, CONTENÇÃO, EMIGRAÇÃO, CIENTISTA, BRASILEIROS, OFERTA, EMPREGO, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), AMPLIAÇÃO, AREA, PESQUISA, ESPECIFICAÇÃO, ENERGIA RENOVAVEL, ELOGIO, ATUAÇÃO, MELHORIA, AGROPECUARIA, BRASIL.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, vim, hoje, à tribuna para externar minha satisfação por ter lido, na revista Pesquisa,1 editada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que a Embrapa, a nossa exitosa Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, está realizando concurso público, de modo a renovar seu quadro de pesquisadores e poder dar continuidade, assim, ao alto grau de excelência que a tem caracterizado no desempenho de sua missão.

            Estão sendo oferecidas 271 vagas para mestres e doutores, a serem preenchidas em quase todos os 37 centros de pesquisa que a Embrapa possui espalhados por todo o território nacional. Estima-se que os aprovados comecem a trabalhar já no segundo semestre deste ano.

Eu fico, cá, imaginando a importância de oferecer essa oportunidade de trabalho, em nosso País, para estudiosos de alto nível, mestres e doutores que, quem sabe, sem isso, estariam buscando melhores condições de trabalho no exterior, como, aliás, infelizmente, acontece em muitas outras áreas tecnológicas e científicas. É impressionante a quantidade de estudantes brasileiros que têm seus cursos de pós-graduação no estrangeiro financiados pelo CNPq e pela CAPES, mas que acabam não voltando ao Brasil! Essa questão, dramática!, porque envolve recursos, escassos, dos contribuintes brasileiros, deveria ser melhor estudada por nós oportunamente, -- Senhoras e Senhores Senadores. Pois bem, a Embrapa é uma importante barragem que existe para conter, um pouco, a evasão de cérebros do Brasil.

Sr. Presidente, o artigo que li da mencionada revista da FAPESP chama atenção para o fato de que, no presente concurso, a Embrapa mudou sua política de seleção de recursos humanos. Confrontada com a concentração de aposentadorias nos próximos anos até 2009, a empresa resolveu, agora, selecionar profissionais já formados com título de mestrado e de doutorado, quando, em concursos anteriores, preferia contratar candidatos mais jovens e patrocinar sua formação em nível de pós-graduação. Deve ter contribuído para essa mudança, -- como ressalva o artigo, -- o amadurecimento do sistema de pós-graduação das universidades brasileiras, sistema que forma, a cada ano, 10 mil doutores, mil somente na área de ciências agrárias.

Outra mudança, -- essa especialmente alvissareira, -- é que a Embrapa, seguramente uma das maiores instituições de pesquisa do mundo tropical, está selecionando pesquisadores para áreas novas, ou seja, áreas às quais a empresa ainda não se vinha dedicando. São exemplos dessas áreas novas, -- de grande importância e de grande futuro, -- defesa sanitária, agroecologia, mudanças climáticas, segurança alimentar, biologia avançada, nanotecnologia e rastreabilidade. Distingue-se a área de agroenergia, em razão de que a Embrapa tem pretensão de criar rede tão vigorosa de pesquisa, que possa dar origem a uma outra empresa, uma subsidiária que até já tem nome: a Embrapa Agroenergia.

Não descuidou a Embrapa, contudo, das áreas em que tem tradição consolidada, prevendo vagas também para elas, como é o caso dos sistemas de produção sustentável, de recursos genéticos e melhoramento vegetal, e do uso sustentável de recursos naturais.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é sabido e consabido que o grande sucesso, o retumbante sucesso do Brasil no setor agropecuário, em especial no setor agropecuário de exportação, deve-se, em larguíssima medida, à excelência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa. Não fosse a capacidade tecnológica e administrativa desse fabuloso time de estudiosos e de pesquisadores, não poderíamos ostentar, hoje, a posição de sermos o quarto maior exportador agrícola do mundo, com participação de cerca de 4% no total das exportações agrícolas mundiais! Estamos, apenas, atrás do gigante Estados Unidos e da União Européia, e também do Canadá, embora próximos deste último. À frente, sim, da China. Se tomarmos as commodities como um todo, houve um crescimento de nossas exportações de nada menos do que 27,5% somente de 2003 para 2004!

Grande parte desses avanços, que têm preocupado outros países, temerosos de que o Brasil venha a dominar seus mercados pode ser debitado na conta da Embrapa.

Finalizo, Sr. Presidente, confiante na continuidade da história de sucesso da Embrapa, sabedor de que ela prepara, mais uma vez, a chegada do futuro no setor agropecuário brasileiro. Ainda há muita comemoração e motivo de orgulho reservados para as próximas conquistas dessa valorosa empresa pública nacional.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.


1  “Semente vigorosa” in PESQUISA -- FAPESP, abril de 2006, p. 33.



Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/05/2006 - Página 17461