Pronunciamento de Arthur Virgílio em 22/05/2006
Discurso durante a 64ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Registro nos Anais do Senado, do editorial publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 30 de abril último, intitulado "Diplomacia sem devaneios".
- Autor
- Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
- Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA EXTERNA.:
- Registro nos Anais do Senado, do editorial publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 30 de abril último, intitulado "Diplomacia sem devaneios".
- Publicação
- Publicação no DSF de 23/05/2006 - Página 17608
- Assunto
- Outros > POLITICA EXTERNA.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, EDITORIAL, JORNAL, ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, POLITICA EXTERNA, BRASIL, ESPECIFICAÇÃO, ERRO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ANALISE, EVOLUÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, INDIA, ORDEM ECONOMICA, AMBITO INTERNACIONAL.
O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs Senadores, ocupo a tribuna neste momento para solicitar que seja registrado nos Anais da Casa o formidável editorial publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo, de 30 de abril de 2006.
O seu título, “Diplomacia de devaneios”, não poderia ser melhor para definir a política externa do governo do Presidente Lula. Política de constrangimento, de fracasso, de ingenuidade, de populismo.
Citando apenas um trecho: “Já não se trata nem de expor a puerilidade constrangedora para a imagem do país, do patético ensaio de engajar a China e a Índia no traçado de uma nova “geografia econômica” como se compraz o presidente Lula de dizer em seus passeios pelo estrangeiro, com a mesma “quase-lógica” que caracteriza as suas falações ao público externo - e alheio às evidências ofuscantes de que os dois colossos asiáticos desejam, isso sim, instalar-se no centro da geografia econômica da nova ordem mundial, e não dar-lhe as costas”.
Sr. Presidente, para concluir, requeiro mais uma vez que o editorial do jornal O Estado de S. Paulo passe a integrar os Anais do Senado Federal.
Era o que eu tinha a dizer.
Muito obrigado.
*********************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR SENADOR LUIZ PONTES EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
*********************************************************************************
Matéria referida:
“Diplomacia de devaneios”, O Estado de S.Paulo.