Discurso durante a 45ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de saudade ao Deputado Luís Eduardo Magalhães.

Autor
José Jorge (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
Nome completo: José Jorge de Vasconcelos Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de saudade ao Deputado Luís Eduardo Magalhães.
Publicação
Publicação no DSF de 26/04/2006 - Página 13176
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE MORTE, LUIS EDUARDO MAGALHÃES, EX-DEPUTADO, ESTADO DA BAHIA (BA), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. JOSÉ JORGE (PFL - PE. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu também assinei esse requerimento e devo dizer que é um momento muito especial para nós, do Senado, fazermos esta homenagem ao Deputado Luís Eduardo Magalhães.

Tive a oportunidade de ser colega do Deputado Luís Eduardo Magalhães em todos os seus mandatos de Deputado. Quando S. Exª chegou à Câmara, eu já era Deputado - estava no segundo mandato - e até o dia de seu falecimento fomos colegas. Devo dizer que sempre recebi de S. Exª, como Líder e Presidente, as maiores atenções. S. Exª sempre confiou muito no meu trabalho e sempre me deu muitas oportunidades.

Para o nosso partido, a perda do Deputado Luís Eduardo Magalhães foi irreparável. Até hoje não houve quem pudesse substituí-lo. Há grandes Deputados, grandes Senadores, Governadores, mas o Deputado Luís Eduardo Magalhães era uma pessoa que tinha uma luz especial. S. Exª estava sempre presente, tinha uma forma carinhosa de falar com todos nós, uma liderança carismática e competência técnica e política.

Hoje, quando vejo essa questão da Petrobras e da comemoração da auto-suficiência, lembro-me dos momentos que passamos juntos para aprovar a emenda constitucional que permitiu a abertura do mercado de petróleo. A partir daquele momento, houve uma grande mudança na Petrobras, que, pode-se dizer, era uma repartição pública e passou a ser a maior empresa da América Latina. Essa emenda constitucional e outras emendas da época do início do Governo do Presidente Fernando Henrique foram aprovadas sob a liderança do Deputado Luís Eduardo Magalhães.

Portanto, neste momento transmito o meu abraço ao Senador Antonio Carlos Magalhães, seu pai e também amigo. Gostaria de dizer que eu estava presente no hospital no momento do falecimento do Deputado Luís Eduardo Magalhães e devo dizer que, durante todo esse período em que sou Deputado e Senador - já se vão 23 anos -, foi um dos momentos mais graves que o Congresso Nacional passou, porque perdeu, de maneira abrupta, um jovem Deputado que era um dos seus maiores líderes.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/04/2006 - Página 13176