Discurso durante a 45ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de saudade ao Deputado Luís Eduardo Magalhães.

Autor
Marco Maciel (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
Nome completo: Marco Antônio de Oliveira Maciel
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de saudade ao Deputado Luís Eduardo Magalhães.
Publicação
Publicação no DSF de 26/04/2006 - Página 13176
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE MORTE, LUIS EDUARDO MAGALHÃES, EX-DEPUTADO, ESTADO DA BAHIA (BA), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. MARCO MACIEL (PFL - PE. Para encaminhar a votação. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, desejo, em rápidas palavras, reiterar a minha manifestação de solidariedade ao requerimento que acaba de ser lido.

Penso que a vida não se mede por um contar de anos, de idades e de tempos: mais importante que quanto se vive é como se vive. Sob esse aspecto, Luís Eduardo Magalhães, ceifado ainda jovem, deixou um bom exemplo, quer como cidadão, como político, como grande conhecedor das questões brasileiras. Por isso, homenageá-lo por ocasião da passagem de mais um aniversário de sua morte é, de alguma forma, homenagear um autêntico homem público que se imolou, posso dizer, em favor de uma causa, a causa da consolidação da democracia brasileira e da busca de um processo orgânico do desenvolvimento.

     Luís Eduardo nasceu político, já que filho de político e de político de longa e operosa atuação na vida pública do seu Estado, a Bahia, e também no plano nacional: o Senador Antonio Carlos Magalhães. Daí porque a ninguém causou surpresa o fato de ele se haver tornado um excelente político e homem público. Ninguém pode deixar de reconhecer que Luís Eduardo soube, nas diferentes funções que exerceu, como Deputado Estadual, como Presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, como Deputado Federal e Líder do meu partido, o PFL, na Câmara dos Deputados, como Presidente daquela Casa do Parlamento, demonstrar suas excepcionais qualidades. Luís Eduardo Magalhães é exemplo que certamente serve de orientação para as novas gerações. Homenageá-lo é justamente criar condições para que a vida pública brasileira seja cada vez mais valorizada, e fazemos isso dando testemunho sobre a trajetória daqueles que nos antecederam, como foi paradigmático o nome de Luís Eduardo Magalhães.

     Sr. Presidente, neste momento também expresso o sentimento do nobre Senador Romeu Tuma, que se associa à manifestação ora feita no plenário desta Casa. Ouço, com prazer, o nobre Senador Ramez Tebet da representação do Estado do Mato Grosso do Sul.

O Sr. Ramez Tebet (PMDB - MS) - Senador Marco Maciel, figuras de relevo da vida nacional, como foi o Deputado Luís Eduardo Magalhães, Presidente da Câmara Federal e filho do nosso querido Senador Antonio Carlos Magalhães, cujo aniversário de falecimento hoje se recorda, têm realmente de ser lembradas para as novas gerações como exemplo de vida pública, de espírito público e de devotamento à causa popular e à causa nacional. De sorte que eu quero pedir licença a V. Exª, pois V. Exª é voz mais expressiva...

O SR. MARCO MACIEL (PFL - PE) - Não-apoiado.

O Sr. Ramez Tebet (PMDB - MS) - V. Exª é membro da Academia Brasileira de Letras e ex-Vice- Presidente da República...

O SR. MARCO MACIEL (PFL - PE) - Muito obrigado. O Sr. Ramez Tebet (PMDB - MS) - Sou um modesto representante do Estado de Mato Grosso do Sul...

O SR. MARCO MACIEL (PFL - PE) - Não-apoiado.

O Sr. Ramez Tebet (PMDB - MS) - Cheguei a ter amizade com o ex-Presidente da Câmara Federal, Luís Eduardo Magalhães, e a conviver um pouco com ele. Pude apreciar as suas excelsas virtudes e qualidades, que, volto a repetir, devem ser sempre lembradas para servir de exemplo às novas gerações e até de estímulo para aqueles que não vêem mais na política a solução para os problemas nacionais.

O SR. MARCO MACIEL (PFL - PE) - Agradeço, nobre Senador Ramez Tebet, o aparte que V. Exª acaba de oferecer, trazendo à colação qualidades e virtudes de Luís Eduardo Magalhães, cujo passamento cultuamos neste instante.

     Sr. Presidente, gostaria de dizer que faz bem a Casa o aprovar esse requerimento. Por esse caminho estamos não somente rendendo preito de saudade a Luís Eduardo Magalhães - homenagear é lembrar os grandes vultos -, mas oferecendo, de alguma forma, a sua vida como um testemunho para os mais jovens, sobretudo àqueles que pensam o Brasil e desejam o seu crescente fortalecimento. 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/04/2006 - Página 13176