Discurso durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

A implementação do "Pacto pelo Rio Grande", de iniciativa da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, com a participação de todos os poderes políticos, e o projeto "O Rio Grande que Queremos", buscando uma agenda para o desenvolvimento do Estado.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • A implementação do "Pacto pelo Rio Grande", de iniciativa da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, com a participação de todos os poderes políticos, e o projeto "O Rio Grande que Queremos", buscando uma agenda para o desenvolvimento do Estado.
Publicação
Publicação no DSF de 24/05/2006 - Página 17735
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • ELOGIO, INICIATIVA, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), CONCLAMAÇÃO, UNIÃO, PARTIDO POLITICO, VEREADOR, ENTIDADE, TRABALHADOR, BUSCA, SOLUÇÃO, CRISE, IMPORTANCIA, MOBILIZAÇÃO, POPULAÇÃO, APRESENTAÇÃO, SUGESTÃO, PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO.
  • ELOGIO, PROJETO, FEDERAÇÃO, INDUSTRIA, COMERCIO, AGRICULTURA, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).
  • EXPECTATIVA, ORADOR, INTEGRAÇÃO, PROJETO, BENEFICIO, RECUPERAÇÃO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), DEFESA, COMPROMISSO, CANDIDATO, ELEIÇÕES.

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho falar um pouco do meu Rio Grande e cumprimentar a sociedade gaúcha por duas iniciativas que, no meu entendimento, se colocadas em prática, contribuirão muito para o desenvolvimento social e econômico do nosso Estado.

Uma delas, Sr. Presidente, chama-se Pacto pelo Rio Grande, uma iniciativa da Assembléia Legislativa, com a participação de todos os partidos políticos, de todos os poderes constituídos do nosso Estado, da União de Vereadores, de entidades de trabalhadores, empresariais e estudantis, dos Coredes, da Associação Gaúcha Municipalista, do Fórum de Reitores, do Terceiro Setor e Federação dos Municípios do Rio Grande, buscando a construção de uma agenda mínima de ações e soluções voltadas para o enfrentamento da crise estrutural por que passa nosso Estado.

A implementação desse projeto, Sr. Presidente, está sustentada na mobilização da própria sociedade gaúcha. Por meio das principais lideranças, de reuniões regionais e municipais, serão compiladas sugestões para solucionar, para buscar respostas aos principais problemas do desemprego e da economia do povo gaúcho.

O Pacto pelo Rio Grande tem como finalidade principal a viabilização de um acordo entre os diversos agentes políticos, sociais, culturais e econômicos, buscando medidas necessárias para superar a atual crise.

A outra iniciativa que digo ser vertente da mesma fonte é O Rio Grande que Queremos - Agenda Estratégica 2006/2020, um projeto da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul, da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul, da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul e da Federação de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul.

No mesmo horizonte, ele busca estabelecer uma agenda para o desenvolvimento do Estado, considerando a participação e o compromisso dos principais representantes da sociedade, como associações e lideranças de todas as matizes.

O objetivo é também implementar a Agenda Estratégica compartilhada entre as partes interessadas, traduzindo-a em objetivos, indicadores, metas e linhas convergentes de ação estratégica para a recuperação do Rio Grande do Sul.

Visa igualmente a comunicar a agenda para a sociedade gaúcha, desenvolvendo mecanismos para promover a mobilização da sociedade para alcançar o tão sonhado desenvolvimento do Estado.

Sr. Presidente, o projeto quer implementar um processo de gestão, formalizado e permanente, para o acompanhamento de resultados e avaliação de desempenho, assim como estruturar um modelo efetivo de governabilidade para aquele Estado.

Tanto O Rio Grande que Queremos como o Pacto pelo Rio Grande pretendem, até o mês de agosto, apresentar sugestões aos candidatos ao Governo do Estado, bem como aos candidatos a Presidente de República, assim assegurando compromissos para as ações elaboradas pela sociedade gaúcha.

Sr. Presidente, faço um apelo desta tribuna aos coordenadores desses dois magníficos projetos que, sem sombra de dúvida, estão sendo de extrema importância para o Estado do Rio Grande. Volto a reiterar, o Pacto pelo Rio Grande e o Rio Grande Que Queremos são águas da mesma vertente e, sendo assim, não há motivos para que eles estabeleçam uma disputa que ande em vias paralelas, pois devem convergir.

A junção do Pacto pelo Rio Grande com o Rio Grande Que Queremos - Agenda Estratégica 2006/2020 é, no meu entendimento, Sr. Presidente, na expressão latina pactum pralationes ou pacto de preferência, para o bem do Rio Grande do Sul.

Para finalizar, Sr. Presidente, acredito que esse é o momento ímpar para o Estado do Rio Grande. A convergência desses dois projetos será de fundamental importância para a construção de uma base sólida para o que eu chamo de “cultura da governabilidade”, ou seja, de um plano de longo e médio prazo que, colocado em prática, será fundamental para o futuro da nossa gente gaúcha, independentemente de quem for o futuro Governador ou mesmo o futuro Presidente da República. A máquina do Estado estaria preparada para receber os futuros governantes.

Sr. Presidente, existem momentos na vida de um povo em que a causa está acima das divergências pontuais e, por que não dizer, das divergências partidárias. Por isso, o apelo que faço neste momento é para que todos aqueles que tiveram essa iniciativa de elaborar o que chamam de Pacto para o Rio Grande e de Agenda Estratégica reúnam as forças políticas, as forças empresariais, as forças dos trabalhadores e todo o arcabouço intelectual do nosso Estado. É uma bela iniciativa. Mas apelo para que os projetos caminhem juntos. O objetivo é só um: o bem do povo gaúcho e, por extensão, o bem do povo brasileiro.

Que se saia desses eventos com uma proposta única, que será entregue, repito, aos candidatos ao governo do Estado e àqueles que se apresentarem como candidatos à Presidência da República do nosso País.

Era isso. Mais uma vez, agradeço a V. Exª, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/05/2006 - Página 17735