Discurso durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do artigo intitulado "Lula, Evo, Kirchner, Chávez e o caso da Bolívia versus Petrobrás", publicado no jornal Correio Braziliense, edição de 7 do corrente. Comentários sobre a matéria intitulada "Decisão de Lula é ingerência na estatal", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 9 do corrente.

Autor
Sergio Guerra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PE)
Nome completo: Severino Sérgio Estelita Guerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA. POLITICA ENERGETICA.:
  • Registro do artigo intitulado "Lula, Evo, Kirchner, Chávez e o caso da Bolívia versus Petrobrás", publicado no jornal Correio Braziliense, edição de 7 do corrente. Comentários sobre a matéria intitulada "Decisão de Lula é ingerência na estatal", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 9 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 24/05/2006 - Página 17781
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA. POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ASSUNTO, QUEBRA, CONTRATO, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), PERDA, LIDERANÇA, BRASIL, AMERICA DO SUL, AMEAÇA, ACIONISTA, EMPRESA ESTATAL, AUMENTO, PREÇO, GAS NATURAL.

            O SR. SÉRGIO GUERRA (PSDB - PE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro do artigo intitulado “Lula, Evo, Kirchner, Chávez e o caso da Bolívia versus Petrobras”, publicado pelo jornal Correio Braziliense, em sua edição de 7 de maio de 2006.

Segundo o autor, o ex-presidente do STF, Ministro Maurício Corrêa, “Na cabeça de alguém sério, é inconcebível supor que os princípios do pacta sunt servanda, que traduzem a essência da natureza contratual, não sejam respeitados”.

Logo em seguida, para resolver o impasse, estiveram reunidos Lula, Morales, Kirchner e o “árbitro”, Hugo Chávez. Concordo com Maurício Corrêa, “Santo Deus, é demais, estamos perdidos”.

            Como segundo assunto, gostaria de comentar a matéria intitulada “Decisão de Lula é ingerência na estatal”, publicada no jornal O Estado de S. Paulo em sua edição de 9 de maio do corrente.

A matéria mostra que a decisão do Presidente Lula de que a Petrobras deverá absorver um eventual aumento de preços no gás boliviano irá prejudicar os demais acionistas da empresa. Segundo a matéria, “As preocupações referem-se à ingerência do controlador nas atividades da companhia”. “É a primeira vez que um Presidente da República pede explicitamente que a empresa segure preço”. A matéria mostra, ainda, que “os acionistas minoritários podem contestar a determinação de Lula se se sentirem lesados”.

Sr. Presidente, para concluir, requeiro que os referidos artigos passem a integrar os Anais do Senado Federal.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR SENADOR SÉRGIO GUERRA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

“Lula, Evo, Kirchner, Chávez e o caso da Bolívia versus Petrobras”; Correio Braziliense.

Decisão de Lula é ingerência na estatal; O Estado de S. Paulo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/05/2006 - Página 17781