Discurso durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do editorial intitulado "Só o Planalto não previu", publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 3 do corrente.

Autor
Antero Paes de Barros (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MT)
Nome completo: Antero Paes de Barros Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Registro do editorial intitulado "Só o Planalto não previu", publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 3 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 24/05/2006 - Página 17784
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, EDITORIAL, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), INSUCESSO, POLITICA EXTERNA, GOVERNO BRASILEIRO, PERDA, LIDERANÇA, AMERICA DO SUL, AUSENCIA, PREVISÃO, CRISE, NACIONALIZAÇÃO, GAS NATURAL, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, NEGLIGENCIA, INTERESSE NACIONAL.

            O SR. ANTERO PAES DE BARROS (PSDB - MT. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para registrar ao editorial intitulado “Só o Planalto não previu”, publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo em sua edição de 3 de maio do corrente.

            O editorial mostra que a decisão do presidente boliviano de nacionalizar a exploração de gás e petróleo no país “foi um golpe letal para a política do governo Lula na América do Sul. Expôs ainda à luz do sol a abissal alienação do presidente diante dos noticiados desdobramentos de uma crise anunciada, cuja gênese também lhe escaparia por completo”.

            Na verdade, o episódio serve como mais um exemplo do fracasso da política externa brasileira, o “óbito da diplomacia lulista”, o “divórcio entre a diplomacia brasileira e o interesse nacional, com o seu neoterceiro-mundismo esbugalhado”.

            O editorial encerra afirmando que “Por uma fatalidade, o Brasil tem neste momento um presidente sem descortino político-diplomático e uma diplomacia movida por suas ambições fantasiosas”.

Sr. Presidente, solicito que o editorial acima citado seja considerado parte deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR SENADOR ANTERO PAES DE BARROS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Só o Planalto não previu”; O Estado de S. Paulo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/05/2006 - Página 17784