Discurso durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Transcrição do artigo intitulado "Sem energia, sem crescimento", de autoria do presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine), publicado no jornal O Globo, edição do dia 23 de maio do corrente.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • Transcrição do artigo intitulado "Sem energia, sem crescimento", de autoria do presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine), publicado no jornal O Globo, edição do dia 23 de maio do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 24/05/2006 - Página 17795
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), AVALIAÇÃO, ESPECIALISTA, RISCOS, CARENCIA, ENERGIA ELETRICA, NECESSIDADE, INVESTIMENTO, INFRAESTRUTURA, ATRAÇÃO, INICIATIVA PRIVADA, ALTERNATIVA, APLICAÇÃO DE RECURSOS, BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL (BNDES).

O SR. ALVARO DIAS (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de solicitar a V. Exª a transcrição na íntegra, nos Anais desta Casa, do artigo publicado no jornal O Globo, intitulado “Sem energia, sem crescimento”, edição do dia 23 de maio de 2006, de autoria do presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine).

            As ponderações feitas pelo referido especialista são oportunas e devem ser levadas em conta por todos os formuladores de política pública de nosso País. Conforme nos informa o presidente da Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base - ABDIB -, Paulo Godoy, para o Brasil não correr riscos de faltar energia elétrica nos próximos anos, US$5,5 bilhões têm de ser injetados anualmente. 

            Segundo Godoy, o BNDES, como instituição de fomento, pode ser importante para suprir essa lacuna. Mesmo assim é urgente encontrar alternativas, pois o Banco não tem somente a infra-estrutura para financiar. Uma delas é atrair capital privado às obras por meio de fundos de investimentos de participação a serem criados e geridos particularmente para fortalecer as malhas de infra-estrutura.

            Para concluir, gostaria de ressaltar que o desenvolvimento econômico e social está intrinsecamente condicionado ao investimento em infra-estrutura.

            Era o que tinha a dizer.

            Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Sem energia, sem crescimento”; O Globo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/05/2006 - Página 17795