Discurso durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Enaltece iniciativa do instituto Butantan, que pretende instalar uma base avançada de pesquisa científica em biodiversidade e bioprospecção na margem direita do rio Tapajós, no Município de Belterra, no Estado do Pará.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.:
  • Enaltece iniciativa do instituto Butantan, que pretende instalar uma base avançada de pesquisa científica em biodiversidade e bioprospecção na margem direita do rio Tapajós, no Município de Belterra, no Estado do Pará.
Publicação
Publicação no DSF de 24/05/2006 - Página 17796
Assunto
Outros > POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PROJETO, INSTITUIÇÃO DE PESQUISA, INSTALAÇÃO, BASE, PESQUISA CIENTIFICA, BIODIVERSIDADE, ESTADO DO PARA (PA), AREA, FLORESTA, PROXIMIDADE, FLORESTA NACIONAL DO TAPAJOS, DETALHAMENTO, OBJETIVO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, PROTEÇÃO, MEIO AMBIENTE, SAUDE PUBLICA, FORMAÇÃO, RECURSOS HUMANOS, ELOGIO, ATUAÇÃO, BIOLOGIA, MEDICINA, IMUNIZAÇÃO.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o meu pronunciamento de hoje visa a enaltecer a iniciativa do Instituto Butantan, que pretende instalar uma base avançada de pesquisa científica em biodiversidade e bioprospecção na margem direita do rio Tapajós, no Município de Belterra, no Estado do Pará.

O projeto deverá ocupar uma área de 64 hectares de mata primária pertencente à União, situada ao lado da Floresta Nacional do Tapajós. O custo do empreendimento está orçado em R$9 milhões, com prazo de dois anos para ser concluído. Após o término da obra, o dispêndio anual de manutenção deverá ser da ordem de R$3,2 milhões. No que se refere à ocupação do espaço, a base terá uma área construída de mais de 5 mil metros quadrados, e cerca de 25 mil metros quadrados serão urbanizados.

Com a iniciativa, o Instituto busca, a um só tempo: inserção na comunidade local; integração à extraordinária biodiversidade ainda pouco explorada; e interiorização da ciência em prol do desenvolvimento regional e nacional. Além disso, estão previstos programas de investimentos para a formação de quadros locais e alocação de recursos em ações preventivas de saúde e em iniciativas voltadas para a preservação do meio ambiente. Aliás, uma das maiores preocupações dos idealizadores do projeto é o respeito à natureza e ao equilíbrio ecológico. Em decorrência, durante todas as fases de sua construção e, mais adiante, de operação, está prevista a utilização de tecnologias e soluções ecologicamente corretas, com fontes de energia renováveis, e total atenção à preservação ambiental.

Não podemos nos esquecer de que a Amazônia é um verdadeiro santuário ecológico, uma fonte inesgotável de descoberta de riquezas e de novos produtos imunobiológicos, um terreno que se abre para o Butantan e que ele está disposto a explorar. Para isso, todos os futuros trabalhos previstos pelo projeto deverão ser gerados na base de Belterra, com a participação efetiva do pessoal local. A ênfase dessas atividades será dirigida à formação de recursos humanos na área de animais peçonhentos, à pesquisa dos seus venenos e aos seus efeitos nocivos, tendo como premissas principais uma melhor avaliação da biodiversidade, da bioprospecção de componentes de interesse biotecnológico, e da compreensão dos mecanismos envolvidos nos envenenamentos, visando aprimoramentos terapêuticos. Assim, a base avançada do Instituto será um marco na região, reunirá todas as condições para ampliar o seu leque de atuação, e contribuirá certamente para colocar o nosso País em posição de maior destaque no campo da pesquisa e da exploração racional do meio ambiente.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é importante destacar que os pesquisadores do Butantan já realizam pesquisas em biodiversidade e bioprospecção em diversas áreas da Região Amazônica. Não podemos deixar de reconhecer que essas buscas científicas têm contribuído de maneira importante para aumentar a nossa eficiência tecnológica nesse campo de investigação. Os estudos têm sido realizados em parceria com as principais instituições da região, como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o Museu Goeldi de Belém, a Universidade Federal do Pará e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Convém destacar, igualmente, que o Butantan tem cooperado de maneira informal para o atendimento a vítimas de acidentes com animais peçonhentos. Para isto, são assinados convênios entre o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém.

Inegavelmente, o Butantan é hoje um dos centros de pesquisas mais avançados do mundo, pela excelência dos seus trabalhos e pela enorme contribuição que tem dado à nossa ciência e ao nosso desenvolvimento. Seu desempenho é uma prova de que, se quisermos, se tivermos vontade política, em curto espaço de tempo teremos todas as condições para colocar o Brasil no mesmo patamar ocupado pelos países que mais avançam em desenvolvimento científico e tecnológico.

Nobres Senadoras e Senadores, gostaria de finalizar este pronunciamento relembrando que os resultados dos estudos realizados pelo Instituto Butantan são notáveis para o futuro do Brasil, para a proteção do meio ambiente, para a área de saúde, para os seus profissionais e para o conjunto da sociedade. Indiscutivelmente, podemos afirmar que o Butantan já faz parte do exigente mundo do conhecimento científico. Suas descobertas têm sido decisivas para salvar muitas vidas em todas as partes do nosso País. Por esse motivo, suas pesquisas são aguardadas com grande expectativa. Assim, o domínio de avançadas experiências, testadas e aprovadas em ambiente tropical, são úteis para inúmeros países que não dispõem dos meios para, em médio prazo, atingir os mesmos níveis nessa área da ciência.

            Desde a sua fundação, em 23 de fevereiro de 1901, o Instituto Butantan atua de forma decisiva no desenvolvimento de estudos e pesquisas básicas na área de biologia e biomedicina, relacionados direta e indiretamente com a saúde pública. Por esse trabalho pioneiro, seus cientistas, seu corpo dirigente e todos os seus funcionários merecem todos os elogios pela exemplar contribuição ao desenvolvimento brasileiro. Portanto, a missão do Butantan, que sempre foi a de gerar, absorver e difundir conhecimentos científicos e tecnológicos em saúde pública, contribui de maneira igualmente importante para melhorar as condições de vida de nossa população e para fortalecer a cidadania e a democracia que estamos construindo.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/05/2006 - Página 17796