Discurso durante a 46ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Transcurso dos 132 anos do município de Itacoatiara/AM. Comunicação de encaminhamento à Mesa de projeto de lei que vira assegurar maior segurança à Amazônia.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Transcurso dos 132 anos do município de Itacoatiara/AM. Comunicação de encaminhamento à Mesa de projeto de lei que vira assegurar maior segurança à Amazônia.
Publicação
Publicação no DSF de 27/04/2006 - Página 13490
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • HOMENAGEM, DATA, ANIVERSARIO, FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, ITACOATIARA (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM).
  • JUSTIFICAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, RESTABELECIMENTO, DISPOSITIVOS, PROPOSTA, CONCESSÃO, RESERVA FLORESTAL, MOTIVO, VETO PARCIAL, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REFERENCIA, OBRIGATORIEDADE, CONGRESSO NACIONAL, AUTORIZAÇÃO, TRANSAÇÃO, UTILIZAÇÃO, FLORESTA TROPICAL, APROVAÇÃO, INDICAÇÃO, NOME, CONSELHO DIRETOR, SERVIÇO FLORESTAL, GARANTIA, AUMENTO, RECURSOS FINANCEIROS, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), OBJETIVO, APERFEIÇOAMENTO, FISCALIZAÇÃO.
  • NECESSIDADE, INVESTIGAÇÃO, CONDUTA, ESTRANGEIRO, AQUISIÇÃO, SUPERIORIDADE, QUANTIDADE, TERRAS, FLORESTA AMAZONICA, SUSPEIÇÃO, ILEGALIDADE, EXPLORAÇÃO, BIODIVERSIDADE.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, com a assinatura também do Senador Jefferson Péres, encaminho à Mesa voto de aplauso pelo 132º aniversário de criação do município de Itacoatiara, pedindo que isso seja comunicado à população daquele município através de seu prefeito, o Sr. Mamoud Amed Filho*.

Sr. Presidente, ainda no mesmo compasso, com as assinaturas de apoio dos Senadores amazonenses Gilberto Mestrinho e Jefferson Péres e do Líder do PFL, Senador José Agripino, que aliás foi relator da matéria referente à gestão florestal, apresento hoje projeto de lei que é, na verdade, projeto de lei em favor da Amazônia e da soberania nacional.

Esse projeto restabelece os dispositivos vetados pelo Presidente Lula na chamada Lei das Florestas. Um dos itens torna obrigatória a prévia aprovação do Congresso Nacional para a concessão de área de floresta superior a 2.500 hectares; outro assegura mais recursos financeiros para o Ibama, visando ao aprimoramento e à fiscalização; um outro determina que os nomes indicados para o Conselho Diretor do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), inclusive o do Diretor-Geral, sejam, como no caso das agências, previamente submetidos à aprovação do Senado Federal.

A Ministra Marina reafirmou-me o compromisso de concordância com o teor deste projeto que aqui está. Eles haviam sido incluídos no projeto de lei quando de sua aprovação pelo Senado Federal por iniciativa do Líder do PFL e relator da matéria, Senador José Agripino. Como o acordo terminou não sendo honrado pelo Presidente, a Liderança do Governo se comprometeu conosco no sentido de que esse projeto aqui tivesse tramitação rápida.

Faço tudo isso em seqüência à denúncia que ontem apresentei à Casa, envolvendo o sueco-britânico Johan Eliasch(*), que, se dizendo amigo do ex-Senador Gilberto Miranda e do Governador do meu Estado, Eduardo Braga, que se omitiu nesse episódio, adquiriu 160 mil hectares nos Municípios de Itacoatiara e Manicoré, supostamente para preservar a floresta. O Senador Jefferson Péres levantou a hipótese de ser biopirataria. Por que não? O sueco-britânico disse que pretendia ganhar dinheiro, sim, com reserva de carbono, segundo o Protocolo de Kyoto, esquecendo-se ele de que o citado Protocolo trata dessa concessão para áreas de reflorestamento e não para áreas virgens.

Portanto, este cidadão Johan Eliasch, que teve o desplante de dizer que, com R$50 bilhões, magnatas como ele poderiam comprar toda a floresta amazônica, precisa ser melhor examinado pelo Governo Federal.

Por isso, proponho a convocação da Ministra Marina Silva e do General Jorge Armando Félix do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência. Sugeriram também o convite ao próprio Governador do Estado de Amazonas. O fato é que isso não vai passar em branco.

Apresento o projeto precisamente na hora em que vem para a ordem do dia a discussão sobre o que se deve fazer com a Amazônia. É no mínimo estranho e esquisito esse sueco agora virar dono de uma propriedade dessa monta, ele que diz que outros como ele podem se tornar detentores de toda a floresta amazônica.

Eu sou assim: vou fazendo as coisas de A até Z. Então, fiz o A, agora é o B e vamos chegar ao Z, que é a proteção de nossa região. Nada de xenofobia nacionalista, mas nada de facilitarmos a biopirataria ou de transigirmos em relação àquilo que é essencial, que é a efetiva garantia de soberania brasileira sobre a região que dá mandato a mim, ao Senador Gilberto Mestrinho, ao Senador Jefferson Péres, a V. Exª e a tantos homens e mulheres bravos e corretos que têm assento neste Senado Federal, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/04/2006 - Página 13490