Discurso durante a 66ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Resposta ao pronunciamento do Senador Eduardo Suplicy sobre os gastos do Programa Bolsa-Família em Salvador.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL. ESTADO DA BAHIA (BA), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Resposta ao pronunciamento do Senador Eduardo Suplicy sobre os gastos do Programa Bolsa-Família em Salvador.
Publicação
Publicação no DSF de 25/05/2006 - Página 17986
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL. ESTADO DA BAHIA (BA), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • QUESTIONAMENTO, RESPOSTA, EDUARDO SUPLICY, SENADOR, DADOS, GASTOS PUBLICOS, GOVERNO FEDERAL, ESTADO DA BAHIA (BA), AUSENCIA, INVESTIMENTO, OBRA PUBLICA, ESPECIFICAÇÃO, TURISMO, HABITAÇÃO.
  • CRITICA, CORRUPÇÃO, GOVERNO FEDERAL.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, que bom seria que o Senador Eduardo Suplicy abandonasse a parte política que realmente não representa o pensamento dele, mas o partido que, infelizmente, está levando o País à desgraça, e ficasse na parte literária, onde ele demonstrou conhecer pelo menos, por causa do Dr. Martinez, o problema dos sertões, e fez o elogio de Euclides da Cunha. Quem começa a ler Os Sertões não tem vontade de ir até o fim, mas, quem lê mais de vinte páginas vai até o fim e reconhece a grandeza do livro de Euclides da Cunha. V. Exª está de parabéns quando não fala em política e fala em cinema ou em literatura.

Mas, na parte que V. Exª falou em política, aqui está escrito o que eu disse: “O PT está desafiado a apontar um único centavo do Governo Federal na obra da recuperação da orla de Salvador. Todos os recursos vieram do Prodetur, financiado pelo BID, com contrapartida do Governo da Bahia. O Banco do Nordeste entra apenas como mero agente intermediário.”

Mais adiante: “O PT mente deslavadamente quando diz que é o Governo Federal que está realizando os programas de habitação da Bahia.”

Peço a V. Exª que ouça. “Todos os programas, Viver Melhor, PSH e Kit Moradia, são do Governo baiano, tocados com recursos próprios ou provenientes de empréstimos tomados com juros, junto à Caixa Econômica Federal.”

Então, V. Exª veio para mostrar que o PT na Bahia fez um Kit Moradia para 99 mil famílias! Eu não sei se V. Exª ficaria satisfeito se tudo isso fosse para São Paulo, mas a Bahia abriria mão desse valor, porque são menos de R$100 mil! Eu daria como subsídio meu, na hora que qualquer Município de V. Exª precisar. Deixo de receber meus subsídios, mas ajudarei V. Exª nos seus Kits Moradias.

É uma vergonha o que V. Exª traz como obra do Governo Federal no meu Estado. Na Bahia, o Governo Federal só tem feito maldades, perversidades típicas de uma pessoa que não teve a grandeza de, saindo de torneiro mecânico, se tornar Presidente da República; que compra aerolula em vez de melhorar a situação daqueles que, como ele, vieram nos paus-de-arara; que só vive em ambiente com ar refrigerado e condena todos os que vivem no ar refrigerado; que tomou dinheiro dos empreiteiros para fazer a reforma do Palácio da Alvorada.

           Seria melhor que ele tomasse dinheiro de empreiteiros como os seus colegas, infelizmente, tomam - não estou mencionando o seu nome, Senador Eduardo Suplicy, não estou me dirigindo a V. Exª. Seus colegas tomam das empreiteiras, comissões de “valerioduto”, de “operação sanguessuga”. Tudo isso é produto do Governo a que V. Exª pertence. Tudo isso é feito no Palácio do Planalto. Todos sabem disso.

           Ainda há pouco, quando um Procurador da República anunciou e denunciou 40 pessoas ligadas ao Governo de V. Exª, todo mundo disse: “Ele quis dizer 41, porque faltou o Ali Babá.” Isso, sim, é o Governo de V. Exª.

           Quanto à minha terra, eu posso dizer que estamos com coragem, fazendo indústrias, sem apoio do Governo Federal. Mas se o Governo Federal quiser mudar de orientação, ser digno de um Governo e quiser nos apoiar, nós não vamos recusar, porque os baianos merecem muito mais, pelo que já deram no passado ao Brasil e pelo que estão dando, para que se concentre toda a renda nacional no Governo Federal.

           Dessa maneira eu respondo a V. Exª, dizendo: meu querido amigo Eduardo Suplicy, fique na literatura e no cinema, porque a V. Exª não compete fazer política neste Governo que infelicita o seu Brasil e o seu São Paulo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/05/2006 - Página 17986