Discurso durante a 66ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de recursos gastos pelo Governo Federal em Salvador/BA. Comentários à pesquisa CNT/SENSUS que trata da intenção de voto para presidente da República.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. ELEIÇÕES.:
  • Registro de recursos gastos pelo Governo Federal em Salvador/BA. Comentários à pesquisa CNT/SENSUS que trata da intenção de voto para presidente da República.
Publicação
Publicação no DSF de 25/05/2006 - Página 17987
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. ELEIÇÕES.
Indexação
  • REGISTRO, DADOS, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE A FOME, ATENDIMENTO, POPULAÇÃO CARENTE, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DA BAHIA (BA).
  • ELOGIO, GOVERNO FEDERAL, AUSENCIA, CONFLITO, POLITICA PARTIDARIA, ATENDIMENTO, GOVERNADOR, PREFEITO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL).
  • REGISTRO, RESULTADO, PESQUISA, OPINIÃO PUBLICA, MAIORIA, VOTO, REELEIÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Sou o segundo, Sr. Presidente.

Sr. Presidente Renan Calheiros, quero transmitir ao Senador Antonio Carlos Magalhães que eu posso ter compreendido de uma maneira mais ampla o desafio que S. Exª fez. Agora notei que se referia apenas às obras para a orla de Salvador, se haveria ou não recursos do Governo Federal. Sobre esse assunto específico, vou procurar saber do Governo Federal se há ou não, para, então, responder com precisão a V. Exª.

        Quero aqui registrar que o fato de o Governo Federal, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Social, estar atendendo a quase cem mil famílias em Salvador, inclusive com recursos que resultam do Fundo de Combate à Pobreza, que é a principal fonte de recursos do Bolsa Família, corresponde a cerca de quatrocentas mil pessoas, uma proporção bastante significativa, da ordem de mais de 20% dos quase 2,8 milhões de habitantes da capital baiana. Trata-se de um gasto significativo, que é realizado em consonância e em cooperação com o Município de Salvador, cujo Prefeito é do PFL.

O Sr. Antonio Carlos Magalhães (PFL - BA. Fora do microfone.) - Do PFL não: do PDT.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Era do PFL, agora, é do PDT. Mas era do PFL quando se iniciou, com o Prefeito Imbassahy.

O Sr. Antonio Carlos Magalhães (PFL - BA. Fora do microfone.) - Não, a data de V. Exª é de agora. De modo que tenha paciência.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Então, está havendo um desentendimento. Eu posso falar melhor, mas...

O Sr. Antonio Carlos Magalhães (PFL - BA. Fora do microfone.) - Peça perdão, para que eu não precise pedir pela ordem.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Quando se fala pelo art. 14, não é permitido aparte. Então, talvez V. Exª, em outra oportunidade, tenha o direito. E sempre tenho a maior vontade de dialogar com V. Exª, sem problemas.

Quero aqui dar um exemplo. Sei que V. Exª está hoje um pouco preocupado e, ao final, vou dizer o porquê. O Presidente Lula, no que diz respeito ao Partido de V. Exª, o PFL, ainda nesses dias, na visita que fez a São Paulo, quando dialogou com o Governador Cláudio Lembo e o Prefeito Gilberto Kassab, ambos do PFL, reiterou que vai cooperar com ambos os governos, sem nenhum sentido de dificuldade por serem de outro Partido.

Quero transmitir a V. Exª que eu mesmo, hoje, recebi o Sr. Floriano Pesaro, Secretário de Bem-Estar do Município de São Paulo, que me pediu atenção no diálogo com o Ministro Patrus Ananias sobre liberação de recursos de emenda, para que pudesse ser realizado o cadastramento de todas as famílias no Programa de Renda Mínima associado à educação, equivalente ao Bolsa Família no Município de São Paulo.

Lembrei-me das palavras do Presidente Lula ao Prefeito Gilberto Kassab. E o Ministro Patrus Ananias recebeu-o, dialogou com ele e disse que todo entendimento será feito para a liberação dos recursos de um Governo...

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - V. Exª cobrará do Presidente da República se ele não cumprir a palavra?

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Com certeza.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - O PFL agradece.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Já está sendo feito o entendimento.

Enfim, quero apenas dizer que o espírito de cooperação suprapartidário sempre significará algo positivo, mas acho que o fato de as pesquisas da CNT/Sensus, divulgadas hoje, mostrarem que o Presidente Lula está muito bem, com mais de 40% dos votos e o dobro de qualquer outro dos candidatos, não deve diminuir, de maneira alguma, o espírito de cooperação suprapartidário sugerido pelo Senador Jefferson Péres. E espero cooperar muitas vezes com V. Exª para muitos propósitos, inclusive para além das artes cênicas, do teatro, da música e assim por diante, em favor do Brasil.

        Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/05/2006 - Página 17987