Discurso durante a 66ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da matéria intitulada "Ex-diretor de banco diz que PT pressionou", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 16 do corrente. Transcurso hoje do Dia Nacional do Milho. Realização da Semana Nacional do Milho, no período de 22 a 25 de maio de 2006, em Brasília.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Registro da matéria intitulada "Ex-diretor de banco diz que PT pressionou", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 16 do corrente. Transcurso hoje do Dia Nacional do Milho. Realização da Semana Nacional do Milho, no período de 22 a 25 de maio de 2006, em Brasília.
Publicação
Publicação no DSF de 25/05/2006 - Página 18092
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ACUSAÇÃO, DIRETOR, BANCO PARTICULAR, LOBBY, AUXILIO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).
  • COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, MILHO, REALIZAÇÃO, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), SEMANA, INICIATIVA, ASSOCIAÇÃO NACIONAL, INDUSTRIA, IMPORTANCIA, APOIO, GOVERNO FEDERAL, AGRICULTOR, INCENTIVO, CONSUMO, ALIMENTAÇÃO, DIVULGAÇÃO, QUALIDADE, NUTRIÇÃO.

O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para registrar a matéria intitulada “Ex-diretor de banco diz que PT pressionou”, publicada no jornal O Estado de S. Paulo em sua edição de 16 de maio do corrente.

O ex-diretor do grupo Opportunity e ex-cunhado de Daniel Dantas, Carlos Rodenburg, disse que sentiu “uma pressão para ajudar o partido” no encontro que teve com Delúbio Soares, então tesoureiro do PT.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje, dia 24 de maio, é o Dia Nacional do Milho. Nesse contexto, gostaria de anunciar que a Associação Nacional das Indústrias do Milho -ABIMILHO - está realizando de 22 a 25 de maio, em Brasília, a Semana Nacional do Milho.

O objetivo do referido evento é sensibilizar o Governo Federal e o Congresso Nacional para a importância econômica, nutricional e cultural do milho, bem como estimular o consumo humano do milho, uma vez que o brasileiro come apenas um terço do milho consumido pelos mexicanos.

É mister destacar, que um dos principais obstáculos para o aumento do consumo do milho é a falta de informações sobre as qualidades nutricionais do produto. Basta saber, por exemplo, que cinqüenta gramas de sua farinha fornecem em proteínas valores iguais aos de um pãozinho francês de mesmo peso.

Vale destacar a relevância da medida adotada pelo governo em 2004, ao determinar que as farinhas de milho (e trigo) passassem a ser enriquecidas com ferro e vitamina B-9 (ácido fólico). Tal iniciativa, no entanto, carece ainda de maior divulgação.

Ao disseminar esta informação, o Brasil dá um enorme passo para prevenir a incidência de casos de anemia e de mielomeningolece, doença que leva à paralisia dos membros inferiores, dentre outros problemas, de oito a dez mil recém-nascidos no Brasil.

Para que a medida possa surtir os efeitos desejados, é necessário, entretanto, que se reforce a fiscalização sobre a adição de ferro e vitamina B-9 às farinhas porque poucas indústrias - dentre as quais as filiadas a Abimilho, em sua totalidade - cumprem a determinação.

As atividades em Brasília têm, ainda, o intuito de identificar garantias de produção aos nossos agricultores e de ajudar o governo no combate à desnutrição em nosso País.

A indústria do milho processa 10% da produção nacional e movimenta um mercado de cerca de R$1,5 bilhão por ano. A ABIMILHO acredita que, devidamente incentivado, o consumo desse cereal pode reforçar a dieta dos brasileiros e contribuir para resolver um dos problemas sociais mais graves do País: a desnutrição. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa terrível mazela afeta 3,3 milhões de famílias de todo o País, o que equivale a 13,9 milhões de almas e a uma porcentagem de 7,7% da população.

            Não é menor a contribuição sócio-econômica da cadeia produtiva do milho. A produção do grão ocupa mais de 4 milhões de postos de trabalho no campo, além de 3.350 empregos diretos e 30 mil indiretos nas indústrias de processamento.

Por fim, gostaria de ressaltar que o milho é matéria-prima para uma centena de outros produtos. Correntemente utilizado pelas indústrias de papel e têxteis, na produção de cerveja e em artigos farmacêuticos dentre outros.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Ex-diretor de banco diz que PT pressionou”; O Estado de S. Paulo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/05/2006 - Página 18092