Discurso durante a 68ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro das matérias intituladas "As mil e uma faces de Lula em crise", publicada no jornal Correio Braziliense, edição de 6 de maio do corrente e"Um mensalão para a Bolívia", de autoria do escritor e jornalista Carlos Heitor Cony, publicado pelo jornal Folha de S.Paulo, edição de 9 de maio do corrente.

Autor
Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Registro das matérias intituladas "As mil e uma faces de Lula em crise", publicada no jornal Correio Braziliense, edição de 6 de maio do corrente e"Um mensalão para a Bolívia", de autoria do escritor e jornalista Carlos Heitor Cony, publicado pelo jornal Folha de S.Paulo, edição de 9 de maio do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 27/05/2006 - Página 18315
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • REGISTRO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, ATUAÇÃO, GOVERNO BRASILEIRO, CONFLITO, GOVERNO ESTRANGEIRO, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, NACIONALIZAÇÃO, GAS NATURAL, PREJUIZO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), PRESIDENTE DA REPUBLICA.

            O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho à tribuna no dia de hoje para registrar a matéria intitulada “As mil e uma faces de Lula na crise”, publicada no jornal Correio Braziliense do último dia 6 de maio do corrente.

            A matéria faz uso do episódio da crise com a Bolívia para ilustrar a total falta de coordenação existente no governo do Presidente Lula que, sem firmeza ou estratégia, é inseguro a respeito de que posição tomar, “soltou frases contraditórias frente à crise, que ele diz não existir”.

            Como segundo assunto, gostaria de fazer o registro do artigo intitulado “Um mensalão para a Bolívia”, de autoria do escritor e jornalista Carlos Heitor Cony, publicado pelo Jornal Folha de S.Paulo em sua edição de 9 de maio do corrente ano.

            O artigo compara a megalomania do Presidente Lula com a dos presidentes militares como Médici e Figueiredo, que procuraram financiar obras faraônicas. Cony chama a atenção que, agora, Lula conta vantagem sobre a construção do gasoduto Venezuela Brasil, que poderia ser visto da Lua, mesmo sendo em grande parte subterrâneo, enquanto aceita de forma açodada a soberania da Bolívia em cima da Petrobras.

Sr. Presidente, para que conste dos Anais do Senado, requeiro que os artigos acima citados sejam considerados como parte integrante deste pronunciamento.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR SENADOR PAPALÉO PAES EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

“As mil e uma faces de Lula na crise”; Correio Braziliense.

“Um mensalão para a Bolívia”; Folha de S.Paulo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/05/2006 - Página 18315