Discurso durante a 52ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Defesa da instalação da TV Senado aberta em Curitiba e em Vitória. Informações do Secretário de Comunicação do Senado, Sr. Armando Rollemberg.

Autor
Magno Malta (PL - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. TELECOMUNICAÇÃO.:
  • Defesa da instalação da TV Senado aberta em Curitiba e em Vitória. Informações do Secretário de Comunicação do Senado, Sr. Armando Rollemberg.
Publicação
Publicação no DSF de 06/05/2006 - Página 15028
Assunto
Outros > SENADO. TELECOMUNICAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, URGENCIA, INSTALAÇÃO, TELEVISÃO ABERTA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO PARANA (PR), ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), INFORMAÇÃO, POSSIBILIDADE, ABERTURA, TELEVISÃO EDUCATIVA, ESTADOS, AGILIZAÇÃO, ACESSO, INTERIOR, DIVULGAÇÃO, LEGISLATIVO.

O SR. MAGNO MALTA (Bloco/PL - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, uso o mesmo microfone do Senador Alvaro Dias para ver se também me torno um bom orador (Risos).

Aproveito para solicitar a instalação da TV aberta em Curitiba e em Vitória com certa urgência.

Sr. Presidente, quero parabenizar V. Exª e dizer que tenho acompanhado a movimentação da equipe designada por V. Exª e comandada pelo jornalista Armando Rollemberg, visando ao atendimento da população brasileira. Esse trabalho tem sido eficaz.

Semana retrasada, estive reunido com o jornalista Armando Rollemberg e com a sua equipe, com o Presidente da Assembléia Legislativa, César Colnago, que veio acompanhado de sua assessora de comunicação, a jornalista Rose, para tratarmos da instalação da TV Senado no Espírito Santo. Na oportunidade, foi feita uma colocação muito interessante, Senador Alvaro Dias - dá para avançar com mais rapidez nesse sentido -, a respeito das TVs Educativas nos Estados, cuja instalação, até mesmo mais de uma, pode ser pedida pelos governadores. Em alguns Estados elas já existem. O Governador Paulo Hartung pode fazer pedido de mais uma TV Educativa. Certamente o pedido de um Governador do Estado ao Ministério das Comunicações terá maior celeridade do que outros processos; terá prioridade. Assim, dará para fazer uma composição com a TV Senado e com a Assembléia Legislativa local. Quando a TV Senado estiver transmitindo as sessões plenárias e as reuniões das comissões ao vivo, essa mesma transmissão será veiculada também ao vivo nas tevês educativas do Estado. E, no momento em que estiver acontecendo o reprise, o que acontece à noite, seria o momento então que as Assembléias Legislativas poderiam usar esse espaço da TV Educativa nos Estados. Essa foi a hipótese levantada pelo Dr. Rollemberg, juntamente com a sua equipe, a quem cumprimento neste instante. Tal parceria viabilizará e dará maior rapidez ao processo em locais onde há dificuldade de se ter rapidamente um canal aberto.

Temos o Canal 46, no Espírito Santo, que está vago. Discutimos isso com o jornalista Rollemberg; esse encaminhamento está sendo feito ao Ministro. É possível que, no seu Estado, também haja um canal vago, porque é um grande Estado, o que facilita, viabiliza esse processo, até porque temos um Senador que é Ministro, que certamente compreende a necessidade de que o povo tem de ser informado.

Sr. Presidente, penso que podia ser uma iniciativa desta Casa, até porque já chequei no Ministério das Comunicações e nada há sobre isso. Existem muitos pedidos de Presidentes de Câmaras, no interior, querendo televisão. Isso não é possível neste momento. Mas é possível, por exemplo, um município de dez, quinze mil habitantes ou até mais do que isso ter uma rádio comunitária do Poder Legislativo. Com isso, toda a população teria condições de ser informada dos atos do Legislativo e acompanhar os seus representantes, que são tão importantes às Câmaras Municipais.

Estou fazendo essa sugestão ao Ministério das Comunicações, até porque chequei e não há qualquer iniciativa nesse sentido. É muito importante que as Câmaras Municipais tenham uma rádio educativa para informar suas atividades e deliberações à sua população.

Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/05/2006 - Página 15028