Discurso durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem póstuma ao grande político do Rio Grande do Norte, Aluízio Alves.

Autor
Fernando Bezerra (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RN)
Nome completo: Fernando Luiz Gonçalves Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem póstuma ao grande político do Rio Grande do Norte, Aluízio Alves.
Publicação
Publicação no DSF de 10/05/2006 - Página 15355
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ALUIZIO ALVES, EX MINISTRO DE ESTADO, EX GOVERNADOR, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), EX-DEPUTADO, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

            O SR. FERNANDO BEZERRA (PTB - RN. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho aqui lamentar o desaparecimento de um dos maiores Líderes da política do meu Estado. Sei que ontem, embora eu aqui não estivesse presente - e se estivesse teria me solidarizado, trazendo também minha palavra -, o Senador Garibaldi Alves Filho fez o registro do falecimento do ex-Ministro, do ex-Governador Aluízio Alves, último representante de uma das gerações que brilharam, não apenas no cenário do meu Estado, mas também no cenário nacional, juntamente com Dinarte Mariz, que por anos se destacou nesta Casa como 1º Secretário da Mesa, com Djalma Marinho, com Jessé Freire, e tantos outros Líderes.

            Trago aqui a minha palavra de pesar, de pesar do povo do meu Estado, de pesar que estendo à família de Aluízio, que governou o Rio Grande do Norte, e foi, sem dúvida nenhuma - dividindo o título à época com Dinarte Mariz -, o maior Líder que o meu Estado já conheceu, um Líder que movimentou multidões e que se destacou no cenário nacional pela sua ação, quando fez a primeira reforma em profundidade da Previdência Social, quando foi Ministro de Estado do Governo do ex-Presidente José Sarney. E, quando foi Ministro do Governo Itamar Franco, foi Aluízio Alves quem desenvolveu o projeto que, ao assumir o Ministério da Integração Nacional, eu tive a honra de avançar. Era sonho de Aluízio Alves ver a transposição do rio São Francisco levar suas águas para saciar a sede de tantos nordestinos.

Por essa razão, Sr. Presidente, trago a esta Casa o meu pesar, que quero estender a toda a família: ao seu filho, o Deputado Henrique Alves, que na Câmara dos Deputados dá continuidade à luta que o seu pai travou; a Garibaldi Alves Filho, que é nosso colega nesta Casa, que, com dignidade, com espírito público, tem prestado grande serviço ao Brasil, honrando o meu Estado.

Agradeço a V. Exª a oportunidade de fazer este registro, com muito pesar, do falecimento, sábado último, do grande Líder do Rio Grande do Norte que foi Aluízio Alves.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/05/2006 - Página 15355