Discurso durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do Ministro Olavo Drummond.

Autor
Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do Ministro Olavo Drummond.
Publicação
Publicação no DSF de 10/05/2006 - Página 15369
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, OLAVO DRUMMOND, EX MINISTRO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), EX-DEPUTADO, EX PREFEITO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), PROCURADOR, FAZENDA NACIONAL, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero entregar requerimento de voto de pesar pelo falecimento do Ministro Olavo Drummond, natural de Araxá, jornalista, escritor, político e advogado, que faleceu ontem.

Exerceu mandatos públicos como Deputado Estadual e Deputado Federal por Minas Gerais, tendo sido Procurador da Fazenda Nacional, Procurador da República e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Depois do mandato como Ministro do Tribunal de Contas da União foi ser Prefeito de sua cidade natal, Araxá, em Minas Gerais.

            Homem de seu tempo e de notável espírito público, foi fundador, curador e Vice-Presidente do Memorial JK.

Dedicava-se também às letras e a sua disseminação entre seus concidadãos e assim ocupou a posição de Chanceler da Universidade São Marcos e foi eleito Membro da Academia Mineira de Letras, na vaga do Presidente Tancredo Neves, tendo publicado cinco livros - Noite do Tempo, Ensaio Geral, Ordens do Cardeal, O Amor deu uma Festa e o mais recente, O Vendedor de Estrelas.

            Recebeu dezenas de homenagens, era uma figura muito conhecida. Portanto, quero aqui trazer o voto de pesar do meu Estado, Minas Gerais, e meu, pois ele era, na verdade, um grande amigo nosso também. Pude, na época em que ele era prefeito, ver o seu trabalho pela sua cidade de Araxá, quando eu era Governador.

Olavo deixou a Srª Márcia, sua viúva, quatro filhos e sete netos.

Trago, portanto, essa homenagem a esse grande homem público que foi Olavo Drummond.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/05/2006 - Página 15369