Fala da Presidência durante a 57ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemorações pela passagem dos cento e oitenta anos do Senado Federal.

Autor
Tião Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Afonso Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemorações pela passagem dos cento e oitenta anos do Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 12/05/2006 - Página 16112
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, SENADO, AGRADECIMENTO, PRESENÇA, SENADOR, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES (MC), EX MINISTRO DE ESTADO, EX SENADOR.

O SR. PRESIDENTE (Tião Viana. Bloco/PT - AC) - Senhor Presidente da República em exercício, Senador Renan Calheiros; Srª Presidenta do Supremo Tribunal Federal, Ministra Ellen Gracie; Srªs e Srs. Senadores, nossos Decanos Senador José Sarney, Senador Antonio Carlos Magalhães, eu, na função litúrgica, ocupo este momento apenas para expressar agradecimento em nome de todos os Senadores, daqueles que aqui compareceram, para dizer que é um momento especial na vida de uma instituição chegar aos seus 180 anos. Esta Casa de Rui Barbosa que, em tantos momentos, tinha um Machado de Assis nas galerias, tinha todos os Senadores que fizeram a História Política do Brasil e da democracia brasileira, de matizes ideológicas as mais diversas, esta Casa é um orgulho para a República! É um orgulho para a história da democracia brasileira!

Não tenho a menor dúvida em dividir com todos um sentimento cristão, universal, de que as virtudes chamadas cardinais do Cristianismo, como a prudência, a justiça, a temperança e a força, seguramente pairam sobre esta Casa. A prudência que, seguramente, se identifica muito o Senado; a reflexão antes da ação; a justiça, atendendo àquilo que é devido, entendendo que é indissociável o direito do dever; a temperança, em que a paixão dá lugar à razão, o que também esta Casa comporta muito bem. São sentimentos fundamentais de que o Senado Federal se ocupa. E a força, no sentido de assegurar a capacidade de resistir às adversidades. Não à impetuosidade, não à truculência. Esta Casa é escrita por todos os Senadores que a ocupam. A Oposição hoje - é bom que se registre isso num momento destes - é maioria nesta Casa e mantém firme as suas convicções, mas em nenhum momento deixa de permitir a passagem da governabilidade deste País. É uma Casa a que muito me orgulha pertencer porque é um símbolo da democracia brasileira, seguramente um escudo definitivo da democracia e das instituições públicas deste País.

Muito obrigado a todos.

Antes de encerrar, quero registrar um agradecimento especial da Presidência aos Senadores Pedro Simon, Maria do Carmo Alves, Leonel Pavan, aos servidores integrantes da Comissão Especial destinada a organizar as festividades em comemoração aos 180 anos do Senado, que culminaram com esta sessão. Registrar, também, com especial satisfação, a edição, pela Secretaria Especial de Editoração e Publicações, Edições Técnicas, Anais e de Comunicação Social, com a colaboração da Secretaria-Geral da Mesa e da Diretoria-Geral, do material alusivo às comemorações dos 180 anos do Senado Federal.

Quero, mais uma vez, registrar e agradecer a presença dos Ministros de Estado aqui presentes, Ministro Hélio Costa, das Comunicações; ex-Ministro Hélio Jaguaribe, Célio Borja e os ex-Senadores que nos honram com as suas presenças.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/05/2006 - Página 16112