Discurso durante a 71ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Transcrição do artigo intitulado "O Brasil da utopia de Lula", de autoria do jornalista Villas-Bôas Corrêa, publicado no Jornal do Brasil, edição de 31 do corrente. Registro da matéria intitulada "Governo quer usar obra suspensa em publicidade na TV", publicada no jornal Folha de S.Paulo, edição de 15 do corrente.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Transcrição do artigo intitulado "O Brasil da utopia de Lula", de autoria do jornalista Villas-Bôas Corrêa, publicado no Jornal do Brasil, edição de 31 do corrente. Registro da matéria intitulada "Governo quer usar obra suspensa em publicidade na TV", publicada no jornal Folha de S.Paulo, edição de 15 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 01/06/2006 - Página 18669
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, JORNAL DO BRASIL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, IRREGULARIDADE, FALSIDADE, EXCESSO, PUBLICIDADE, GOVERNO FEDERAL, MANIPULAÇÃO, OPINIÃO PUBLICA, OBJETIVO, OBTENÇÃO, APOIO, REELEIÇÃO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de solicitar a V. Exª a transcrição na íntegra, nos Anais desta Casa, do artigo publicado no Jornal do Brasil, intitulado “O Brasil da utopia de Lula”, edição do dia 31 de maio de 2006, de autoria do jornalista Villas-Bôas Corrêa, decano dos articulistas da imprensa brasileira.

A utopia que reveste a propaganda oficial, tônica maior do marketing do atual governo, imagina ser capaz criar um mundo de “faz de conta” no qual a população é instada a delirar com feitos e obras que nunca existiram.

Nesse contexto, considero lapidar trecho do referido artigo jornalístico que passo a reproduzir a seguir: “O presidente-candidato quando liga a amnésia seletiva olha mas não vê, de nada sabe do que não quer saber e só ouve a melodia da reeleição, deve estar orgulhoso do marqueteiro que seguiu o modelo de comunicação do governo que pede o voto de gratidão do povo pelo muito que recebeu em três anos e meio de fartura, segurança e plena felicidade,“como este país jamais teve”.

            A utopia disseminada por intermédio do marketing dos recursos e efeitos especiais, a pirotecnia da gestão do Presidente Lula, pode ser dimensionada quando o articulista do Jornal do Brasil escreve: “A acreditar no marqueteiro desconhecido não há buracos nas estradas nem pontes desmoronadas ou fechadas, com filas de caminhões e veículos parados durante dias e semanas. Nas cidades policiadas, limpas, organizadas, a população desfruta o alto padrão de vida que o resto do mundo inveja.”

Não resta dúvida de que a gestão do Presidente Lula será identificada como um período no qual o ilusionismo e as falsas promessas pontificaram.

Como segundo assunto, gostaria de fazer o registro da matéria intitulada “Governo quer usar obra suspensa em publicidade na TV”, publicada no jornal Folha de S.Paulo em sua edição de 15 de maio do corrente.

            A matéria mostra que o Presidente Lula pretende fazer propaganda com verba pública enaltecendo os investimentos que teriam sido feitos na transposição do rio São Francisco. Ocorre que o Presidente Lula não conseguiu sequer tirar a obra do papel durante seu mandato. Segundo informa a matéria, “a transposição do rio foi suspensa por liminar concedida pela Justiça e, desde o final de 2005, aguarda uma decisão do STF”.

O governo corre para lançar a propaganda antes da data que a legislação eleitoral manda suspender a publicidade chamada institucional, para tentar, de qualquer maneira, angariar mais alguns votos para a campanha do Presidente Lula à reeleição.

Sr. Presidente, solicito que a matéria acima citada passe a integrar este pronunciamento e, assim, conste dos Anais do Senado Federal.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

“O Brasil da utopia de Lula”; Jornal do Brasil.

“Governo quer usar obra suspensa em publicidade na TV”; Folha de S.Paulo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/06/2006 - Página 18669