Discurso durante a 71ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da matéria intitulada "Nem paraguaio segue Lula no Mercosul", publicada no jornal Folha de S.Paulo, edição de 13 do corrente.

Autor
João Batista Motta (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/ES)
Nome completo: João Baptista da Motta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Registro da matéria intitulada "Nem paraguaio segue Lula no Mercosul", publicada no jornal Folha de S.Paulo, edição de 13 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 01/06/2006 - Página 18675
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), SITUAÇÃO, ISOLAMENTO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, HIPOTESE, REUNIÃO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), UNIÃO EUROPEIA, MOTIVO, RECUSA, PARTICIPAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, URUGUAI, PARAGUAI.

O SR. JOÃO BATISTA MOTTA (PSDB - ES. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para registrar a matéria intitulada “Nem paraguaio segue Lula no Mercosul”, publicada pelo jornal Folha de S.Paulo de 13 de maio deste ano.

            A matéria confirma mais um episódio em que o governo do PT expõe sua fraca política externa: “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou absolutamente só no Mercosul, ao menos na hipótese de uma reunião de cúpula do bloco sul-americano com seus parceiros da União Européia, uma tradição das três reuniões anteriores da cúpula maior, a dos europeus com o conjunto da América Latina/Caribe”.

            Sr. Presidente, aproveito a oportunidade para requerer que a referida matéria seja considerada como parte integrante deste pronunciamento para que, assim, passe a integrar os Anais do Senado Federal.

            Era o que eu tinha a dizer.

            Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR JOÃO BATISTA MOTTA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Nem paraguaio segue Lula no Mercosul”; Folha de S.Paulo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/06/2006 - Página 18675