Pronunciamento de Antonio Carlos Magalhães em 06/06/2006
Discurso durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Encaminha requerimento à Mesa, solicitando voto de repúdio pela passagem de um ano das denúncias sobre o "Mensalão".
- Autor
- Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
- Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
CONGRESSO NACIONAL.:
- Encaminha requerimento à Mesa, solicitando voto de repúdio pela passagem de um ano das denúncias sobre o "Mensalão".
- Publicação
- Publicação no DSF de 07/06/2006 - Página 19216
- Assunto
- Outros > CONGRESSO NACIONAL.
- Indexação
-
- LEITURA, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, VOTO, REPUDIO, ANIVERSARIO, DENUNCIA, PROPINA, MESADA, CONGRESSISTA, PROTESTO, IMPUNIDADE, COBRANÇA, INVESTIGAÇÃO.
O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Serei rápido, Sr. Presidente.
Desejo encaminhar à Mesa o seguinte requerimento:
Nos termos regimentais requeremos seja aprovado voto de repúdio pela passagem de um ano desde que comprovadas as denúncias de irregularidades que abalaram o País e que ficaram conhecidas como Escândalo do Mensalão.
Justificação.
Essas irregularidades, por sua gravidade compuseram por envolver os mais autos os mais autos escalões do Poder Executivo e membros do Poder Legislativo.
A impunidade que cercou durante esse ano, todos os acusados, ofende o cidadão de bem e compromete a autoridade e a credibilidade dos Poderes da República.
Não obstante as dificuldades interpostas, as descobertas da imprensa e, principalmente, o trabalho das comissões parlamentares de inquérito e do Ministério Público Federal permitiram deslindar um sofisticado esquema de corrupção, misturando o uso de recursos públicos com interesses inconfessáveis. Essas descobertas resultaram em renúncia de membros do Governo Federal, na renúncia e cassação de Parlamentares, num pedido de indiciamento de quarenta pessoas - ainda vem mais - feito pelo Procurador-Geral da República e, mais recentemente, em um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil para que o Ministério Público investigue o possível envolvimento do Presidente da República. Entretanto, a impunidade dos acusados continua a indignar a Nação.
Pela mácula que o “Escândalo do Mensalão” trouxe ao País e pela impunidade que teima prevalecer, cabe a esta Casa formalizar sua indignação e por intermédio deste Voto de Repúdio exigir que as investigações sejam aceleradas para que os culpados - todos eles - sofram, afinal, as punições devidas.
Sala das sessões, 6 de junho de 2006.
Seguem-se a minha assinatura e as de vários Srs. Líderes de Partido.
Quero passar a V. Exª o requerimento, pedindo que, logo que possível, coloque em votação, para que todos se manifestem, inclusive os membros do PT.